51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

JOGANDO E APRENDENDO: EXPLORANDO A GEODIVERSIDADE EM ESCOLA PÚBLICA DA GRANDE NATAL/RN

Texto do resumo

A Geodiversidade abrange a pluralidade de ambientes geológicos, fenômenos e processos ativos que resultam na formação de paisagens, rochas, minerais, solos e outros elementos abióticos da natureza que sustentam a vida na Terra. Trata-se de uma temática abordada de forma incipiente no cotidiano das escolas sem alcançar o mesmo protagonismo atribuído à Biodiversidade, o que contribui para a falta de conhecimento e para a subvalorização da importância dos elementos não vivos para a sociedade. Deste modo, o projeto buscou utilizar elementos da Geodiversidade, como o Geoturismo, com o intuito de desenvolver e implementar jogos educativos como recursos de ensino para alunos do ensino fundamental 1. Visto que, com a utilização do ensino lúdico é viável propiciar aos estudantes um aprendizado mais atrativo e eficaz, enquanto destaca a magnitude dessa temática tão importante. O trabalho foi implementado na Escola Municipal Aurora Costa de Carvalho, localizada em Nísia Floresta-RN. A execução do mesmo foi dividida em cinco etapas. Na primeira etapa, realizou-se uma extensa pesquisa bibliográfica utilizando os livros didáticos adotados pela escola, onde foi feita a seleção dos conteúdos pertinentes à temática do projeto, os quais seriam empregados na elaboração dos jogos. Na segunda etapa, foi realizada a produção dos jogos, resultando na elaboração de dois jogos físicos destinados à escola e cinco jogos virtuais, os quais foram disponibilizados no Portal DESGEO EDU (https://desgeoeduorg.wixsite.com/site), tanto para os alunos da instituição quanto para o público em geral. A terceira etapa envolveu a execução dos dois jogos físicos: o Geoquiz e o Geolândia. O Geoquiz é um jogo de perguntas e respostas, enquanto o Geolândia é um jogo de tabuleiro com cartas de avance e recue com informações sobre os elementos da Geodiversidade. Esses jogos foram aplicados nas turmas do terceiro e quarto ano. Na quarta etapa, foi realizada uma “Geogincana”, com os alunos do terceiro e quarto ano, que consistiu na aplicação das oficinas de caça aos fósseis e de pintura dos mesmos. Na etapa final, houve a avaliação do impacto do projeto na vida dos estudantes, utilizando questionários para compreender como o projeto influenciou a percepção dos componentes abióticos do planeta Terra. A partir disso, notamos que ao utilizar uma abordagem lúdica para ensinar os conceitos da Geodiversidade, obtivemos um aumento do engajamento dos alunos, a melhoria da retenção do conteúdo, o estímulo ao pensamento crítico e uma maior interação social entre eles, aspectos importantes para o desenvolvimento tanto educacional quanto social das crianças. Diante disso, o trabalho contribuiu, por meio dos jogos interativos, para a divulgação da relevância da Geodiversidade no espaço escolar, criando laços entre os conceitos e o cotidiano. Portanto, almeja-se que o êxito desse trabalho possa incentivar propostas análogas, que consigam cooperar com a difusão da Geodiversidade na comunidade social, além de complementar a educação com ideias inovadoras.

Palavras Chave

Aprendizado; Geodiversidade; Jogos; Interativo; Lúdico.

Área

TEMA 04 - Geodiversidade, Geoturismo e Geoconservação

Autores/Proponentes

Lícia Vieira Fernandes, Joab Gonçalves dos Santos, Maria Clara Alexandrino Beckmann, Renan da Silva Gomes, Guilherme da Silva Frota, Joanna Holanda Leite, Rosiney Araújo Martins