Regras de submissão
Os trabalhos deverão ser submetidos no sistema online do Congresso obedecendo às regras sequenciais descritas abaixo. Resumos enviados por e-mail NÃO serão aceitos.
Para a submissão de trabalho, NÃO será necessária a inscrição prévia no Congresso, apenas a criação de cadastro no sistema. Para a inclusão do trabalho aprovado na programação, contudo, o apresentador deverá estar inscrito sob pena de exclusão do trabalho.
COMO SUBMETER E APRESENTAR SEU TRABALHO NO 51º CBG:
Datas Importantes Relativas a Submissão de Trabalhos
- Abertura da Submissão de trabalhos: 22 de janeiro de 2024
- Encerramento do Prazo de Submissão: 23 de junho de 2024
- Divulgação dos Resultados: até 22 de julho de 2024
INFORMAÇÕES RESUMIDAS
Limite de trabalhos por pessoa: Ilimitado
Limite de trabalhos como apresentador: 2
Limite de autores por trabalho: 12
Limite de caracteres para título: 200 caracteres (incluindo espaços)
Limite de caracteres para o resumo: até 3500 caracteres (incluindo espaços)
Estrutura do resumo: Introdução, Objetivos, Método, Resultados, Conclusão.
Formatos: Pôster ou Oral (a Comissão Avaliadora poderá alterar o formato previamente escolhido.)
Download do modelo de resumo editorado - clique aqui. Formato word.
ESTRUTURAÇÃO DO RESUMO
Os resumos deverão ter, no máximo, 3500 caracteres (incluindo espaços). O título deverá conter, no máximo, 200 caracteres (incluindo espaços). Nome dos autores e filiação não serão contabilizados no somatório dos caracteres. NÃO INCLUA O NOME DOS AUTORES no campo de digitação do resumo, sob pena de reprovação do trabalho.
Idioma: Todos os resumos devem ser escritos e apresentados em português, inglês ou espanhol.
Deverão ser incluídas de 3 a 5 palavras-chave.
ATENÇÃO: O arquivo do resumo editorado deverá ser enviado via sistema no formato .DOC ou .DOCX. O conteúdo do resumo (sem título, nome de autores e palavras-chaves) deverá ser digitado no campo solicitado.
Prezado autor, você deverá inserir nos campos do sistema somente o resumo sem qualquer tipo de informação que possa ser considerada forma de identificação de um ou mais autores e/ou instituições do trabalho. Caso contrário, seu trabalho poderá ser reprovado. A versão completa do resumo editorado deverá ser anexada no formato .DOC ou .DOCX (word) no sistema também.
Após o encerramento do período de submissão não será permitido nenhum tipo de correção ou substituição do arquivo.
REGRAS
Cada pessoa poderá submeter quantos resumos quiser, mas poderá constar como apresentador em apenas 2. Cada resumo poderá conter, no máximo, 12 autores (1 autor principal + 11 coautores). O apresentador NÃO precisa ser o autor principal concomitantemente.
Após o envio, serão permitidas correções ou alterações no conteúdo do resumo até a data limite de submissão. Findo este prazo, não será mais possível realizar alterações no resumo.
ATENÇÃO: Para fins de certificado, o nome de todos os autores deverá ser incluído no sistema online de submissão de trabalhos, bem como no arquivo do resumo, conforme indicação.
TRÂMITE DE AVALIAÇÃO
A avaliação dos resumos será realizada pelos Coordenadores de Sessão e Comitê Científico, levando-se em conta: (i) a relação do resumo com a temática do Simpósio ou Sessão Técnico-Científica; (ii) a apresentação de alguma contribuição técnico-científico; (iii) que não contenham erros conceituais; e (iv) que não representem proposta ou intenções de se realizar um determinado estudo sem apresentação de resultado.
TEMAS
GEOCIÊNCIAS, SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
- TEMA 1 - Geociências para a sociedade e Geoética
- TEMA 2 - Recursos Hídricos e Geociências Ambientais
- TEMA 3 - Risco Geológico, Geologia de Engenharia e Barragens
- TEMA 4 - Geodiversidade, Geoturismo e Geoconservação
- TEMA 5 - História e difusão das geociências
- TEMA 6 - Paleoambiente e mudanças climáticas
- TEMA 7 - Geoquímica Médica e Forense
RECURSOS MINERAIS E ENERGÉTICOS
- TEMA 8 - Sistemas petrolíferos, exploração e produção de hidrocarbonetos
- TEMA 9 - Recursos Minerais, Metalogenia, Economia e Legislação Mineral
- TEMA 10 - Geometalurgia
- TEMA 11 - Mapeamento Geoquímico Multipropósitos
- TEMA 12 - Minerais da Transição Energética e Minerais Industriais
- TEMA 13 - Transição de matriz energética e energia renovável
- TEMA 14 - Agrominerais, Rochagem, Rochas Ornamentais e Gemologia
GEOFÍSICA E GEOTECNOLOGIAS
- TEMA 15 - Geofísica
- TEMA 16 - Geoquantificação e Geotecnologias
INVESTIGAÇÃO BÁSICA EM GEOCIÊNCIAS
- TEMA 17 - Tectônica e Evolução Geodinâmica
- TEMA 18 - Geocronologia e Geoquímica Isotópica
- TEMA 19 - Magmatismo e Processos Petrogenéticos
- TEMA 20 - Mineralogia e Petrologia Metamórfica
- TEMA 21 - Estratigrafia, Sedimentologia e Paleontologia
- TEMA 22 - Geociências Marinha e Oceanografia
TRABALHOS APROVADOS
Os trabalhos aprovados serão exibidos durante o Congresso. O autor responsável (aquele que criou o cadastro no sistema e submeteu o trabalho) receberá um e-mail com o comunicado oficial de aprovação e instruções de como preparar O TRABALHO.
Para que a apresentação seja incluída na Programação Oficial, o apresentador do trabalho DEVERÁ estar inscrito no Congresso.
Em caso de dúvidas sobre inscrição, entre em contato por e-mail contato@usbrasildigital.com.
A realização da inscrição não é obrigatória no processo de submissão do Trabalho. Porém, o apresentador deve estar com a inscrição para o Congresso paga até o dia 15/08/2024, caso contrário, o resumo não será apresentado no Congresso.
O autor responsável pela submissão deve preencher todos os campos no formulário on-line. Todas as comunicações relacionadas ao resumo serão enviadas somente para este autor, no e-mail cadastrado. O autor responsável pela submissão deve se encarregar de repassar informações aos coautores;
Informações correspondentes aos nomes completos dos autores e instituições são necessárias. Essas informações não devem ser incluídas no título ou no conteúdo do resumo, apenas no campo respectivo;
O AUTOR RESPONSÁVEL DEVE:
a) Preencher o formulário de submissão de forma correta e completa;
b) Inserir completa e corretamente os nomes dos autores, número do passaporte e ou CPF e Instituições;
d) Definir o apresentador (um dos autores) escolhido para apresentar o resumo no congresso;
e) Manter contato com a Organização do Congresso sempre que solicitado.