51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

MAPEAMENTO GEOLÓGICO E DIFUSÃO DAS GEOCIÊNCIAS NA CIDADE DE COUTO DE MAGALHÃES DE MINAS, MINAS GERAIS

Texto do resumo

O ensino das Geociências na educação básica no país é pouco difundido. Embora o convívio com essa área (especialmente a Geologia) seja frequente, poucos alunos de ensino fundamental e médio têm contato com o assunto nas escolas. Considerando o exposto, durante a realização da disciplina de Mapeamento Geológico da turma do 8º período do curso de Engenharia Geológica da Universidade Federal de Ouro Preto, decorrido no município de Couto de Magalhães de Minas (Minas Gerais), foi desenvolvida uma atividade de extensão na Escola Estadual Jerônimo Pontello, com os alunos do ensino médio, que consistiu em divulgar conhecimentos sobre as Geociências. Os principais objetivos da atividade realizada foram introduzir conceitos sobre Geociências, explicar sobre a vida acadêmica em uma instituição de ensino superior pública assim como a maneira de ingresso, e também as áreas de atuação do geólogo. Também foi apresentada a importância do trabalho de mapeamento geológico para a compreensão da geologia local, seus recursos hídricos e minerais e riscos geológicos potenciais. Foi debatida a relação entre a geomorfologia, as litologias e a formação dos solos, exemplificando que, na região, solos arenosos advêm de quartzitos, enquanto solos argilosos se formam a partir de xistos, filitos e metadiamictitos Para a execução da ação, foram utilizados: mapas geológicos regionais, a fim de demonstrar a localização do município e as litologias ocorrentes; amostras de mão de rochas que ocorrem na região; coleção de minerais formadores de rocha e de interesse econômico; reagentes, como HCl e H2O2; pôster com ilustrações; martelo, bússola e lupa, com a finalidade de demonstrar o funcionamento dos equipamentos utilizados em trabalho de campo. Ao fim da atividade, foram distribuídos questionários que avaliaram a satisfação dos alunos com a atividade e suas propostas. O questionário foi respondido por 28 alunos da E.E. Jerônimo Pontello e foi composto por cinco perguntas, sendo a primeira pergunta: “Alguma vez alguém já havia explicado sobre a geologia da região para você?”. As respostas obtidas mostraram que para 96% deles, ninguém nunca havia explicado sobre a geologia da região. Quando perguntados se as informações apresentadas foram úteis, 100% dos alunos responderam que sim. A terceira pergunta foi: “Você sabia que a UFOP realiza trabalhos (como este) voltados à comunidade?”, e 89% dos participantes não sabiam sobre a realização das atividades extensionistas da UFOP. Todos os estudantes (100%) disseram que ações educativas como esta deveriam ser repetidas na comunidade, respondendo a quarta pergunta. Juntamente à quarta pergunta, foi questionado com qual frequência essas atividades deveriam ser realizadas, obtendo aproximadamente 93% das respostas “muito frequente” e 7% “pouco frequente”. Pode-se concluir que o intercâmbio de saberes com a comunidade é favorável e de grande relevância, porém ainda escasso, particularmente quando o tema abordado engloba as ciências da terra. Enfatiza-se que a interação dialógica entre a comunidade e a universidade é valorosa, destacando as oportunidades geradas para tais atividades durante excursões para trabalho de campo, como o de mapeamento geológico.

Palavras Chave

extensão; comunidade; Ensino de Geociências; mapeamento geológico;

Área

TEMA 01 - Geociências para a sociedade e Geoética

Autores/Proponentes

Anselmo Frango Cornélio, Emílio Urbano, Marco Paulo de Castro, Rodson de Abreu Marques, Thales Henrique Stilhano Cordeiro, Daniel Augusto Miranda Gonçalves, Maria Clara Nascentes Morgado