51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

GEODIVERSIDADE EM FOCO: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DA GRANDE NATAL/RN

Texto do resumo

A Geodiversidade ainda é pouco abordada em escolas públicas e engloba ambientes geológicos diversos, fenômenos e processos que moldam paisagens, formam rochas, minerais, solos e outros depósitos cruciais para a vida terrestre. Visando preencher a lacuna sobre a discussão do tema no ambiente escolar, este estudo propõe trabalhar elementos da Geodiversidade por meio de metodologia lúdica e de fácil entendimento como a contação de histórias. O objetivo principal do projeto é fornecer recursos didáticos para os professores das escolas públicas da Grande Natal, capacitando-os a utilizar a contação de histórias como uma ferramenta eficaz para estimular o interesse científico dos alunos sobre a Geodiversidade. O projeto foi desenvolvido em 2 (duas) escolas, em turmas de 3º ao 5º ano da Escola Municipal Professora Aurora Costa de Carvalho (Município de Nísia Floresta) e do 5º e 6º ano da Escola Estadual Professora Maria Nalva Xavier de Albuquerque (Zona Norte) com ênfase nas rochas, minerais e petróleo. A metodologia consistiu em uma pesquisa bibliográfica dos livros didáticos das escolas e seleção e fichamento dos conteúdos que tratam sobre o tema em foco. Foi realizado um treinamento online (45 horas), via plataforma ‘’Prime Cursos’’, para 4 bolsistas do projeto sobre técnicas de contação de histórias. A partir dos fichamentos didáticos foram recortados temas que tratam elementos da Geodiversidade e assim desenvolvidas histórias sobre minerais, rochas, petróleo e ainda preservação ao meio ambiente. Foram criadas (10) dez histórias, sendo algumas intituladas: “A incrível jornada da Calcita’’; “Petro e a Poça mágica’’; “Arthur e o Novo Mundo’’. As atividades de contação foram desenvolvidas no ambiente escolar, em programação de feira de ciência, com duração média de 40 minutos. Durante a execução das histórias houve interação com o público-alvo por meio de manuseio de amostras de minerais, rochas, além de imagens como forma de ilustração, para facilitar o entendimento dos alunos dentro do contexto abordado. Foram realizadas 4 apresentações para as turmas citadas acima com expressiva participação de alunos e professores. Ao final da atividade foi aplicado um pequeno questionário para fazer um levantamento do entendimento dos alunos e logo após umas perguntas dinâmicas que tiveram como recompensa, brindes de alguns minerais e rochas. Através da criação de narrativas envolventes centradas na Geodiversidade, buscou-se não apenas transmitir conhecimento sobre temas das Ciências da Terra, mas também promover uma compreensão mais profunda sobre a importância dos ambientes geológicos e dos processos que moldam as paisagens. Ademais, esse trabalho cumpriu o objetivo de disseminar amplamente esse conhecimento, destacando a relevância da Geodiversidade não apenas no âmbito acadêmico, mas também em questões sociais, ambientais e de preservação do patrimônio natural. Os resultados obtidos indicam sucesso na disseminação do conhecimento sobre o tema, pois os alunos demonstraram maior compreensão dos elementos geológicos, como os elementos bióticos e abióticos da natureza. A continuidade deste trabalho visa ampliar ainda mais seu alcance na região da Grande Natal, promovendo a educação patrimonial ligada à Geodiversidade.

Palavras Chave

Contação; Escolas Públicas; Geodiversidade; Histórias

Área

TEMA 04 - Geodiversidade, Geoturismo e Geoconservação

Autores/Proponentes

Joanna Holanda Leite, Guilherme da Silva Frota, Joab Gonçalves dos Santos, Rosiney Araujo Martins