51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

PROJETO MOBILE: DIFUSÃO DO CONHECIMENTO GEOLÓGICO ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS

Texto do resumo

Este trabalho apresenta os resultados do componente de divulgação científica do Projeto Mobile – Mountain Belts and the Inception of Life on Earth, uma rede de cooperação de cientistas global que visa entender a relação das cadeias de montanhas e a origem de vida complexa na Terra. A extensão e divulgação cientifica surge como uma iniciativa de aproximação entre a comunidade e a academia. Dessa forma foram criados dois ambientes como ferramenta de difusão de conhecimento: um perfil no Instagram, para post informativos sobre o andamento do projeto, discussão de artigos, apresentação de personalidades e outros, e no Youtube para vídeos curtos dedicados à difusão das geociências. A escassez de materiais com linguagem acessível e a distância entre o conhecimento científico e o cotidiano da coletividade, motivaram a criação de um canal aberto e interativo que possa desmistificar a ciência geológica, tornando-a relevante e atraente.
O objetivo central é simplificar conceitos geológicos complexos, novas descobertas e evolução do conhecimento geológico através de posts regulares, stories interativos, e vídeos explicativos. A plataforma busca não apenas educar, mas também inspirar pessoas a considerarem futuras carreiras em ciências da Terra.
Nossa abordagem de difusão científica aproveita as plataformas do Instagram e YouTube para compartilhar conhecimento geológico de maneira atrativa. Por meio de uso estratégico de títulos, hashtags e tags relevantes, aumentamos a visibilidade de nossas postagens, permitindo que pessoas interessadas em geologia encontrem nosso conteúdo. Nossas publicações são visualmente cativantes, utilizando imagens e vídeos curtos para simplificar diversos conceitos.
Com uma média de 800 contas alcançadas por postagem e uma base de quase 1000 seguidores, nossos esforços de divulgação científica estão alcançando um público significativo e em crescimento constante. Ao longo de 207 publicações, estamos compartilhando conhecimento geológico de maneira acessível e envolvente. Até o momento, a população alcançada ainda se concentra majoritariamente em áreas correlatas a geociências, entretanto estamos diversificando nossas abordagens e progressivamente atingindo pessoas da comunidade externa.
O uso do Instagram e Youtube como ferramenta de educação e divulgação científica reflete uma estratégia moderna de ensino, que reconhece e se adapta às mídias frequentemente utilizadas pelo público-alvo. Com base nos resultados obtidos até o momento, é possível concluir que o projeto apresenta avanços significativos na disseminação de informações científicas de forma simplificada e atinge seu objetivo de impactar outros espaços. Este trabalho é apoiado pelo Instituto Serrapilheira (Serra-1912-31510), e pelo CNPq (Processo 408815/2021–3).

Palavras Chave

Divulgação Científica; redes sociais; comunidade; Geologia; acessibilidade.

Área

TEMA 05 - História e difusão das geociências

Autores/Proponentes

Suzana França Quaresma, Pedro Henrique Carvalho Almeida, Mariana Sigolo Figueiredo, Fabrício Andrade Caxito, Rodrigo Oliveira Souza , Andreia Lais Pereira Resende, João Lucas Melo Carneiro