51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

METODOLOGIA PARA AULAS DE CAMPO DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA NO CAMPUS DA UFRRJ E ENTONRO, SEROPÉDICA (RJ).

Texto do resumo

Aulas práticas em geologia aplicada são fundamentais para o desenvolvimento dos estudantes de graduação. Nessa fase, são aprendidos os conhecimentos básicos das áreas fins. Para as aulas de geologia de engenharia, na UFRuralRJ, se prioriza o reconhecimento e a classificação geomecânica dos solos e das rochas, e dos processos geodinâmicos. O campus da UFRRJ em Seropédica (RJ), situa-se no domínio geológico do Complexo Rio Negro (ortognaisses e migmatitos do Neoproterozoico), em geomorfologia transicional entre o reverso da Serra do Mar e a planície dos sedimentos flúvio-marinhos da baixada da Baia de Sepetiba, representada por colinas isoladas de topos alinhados na direção NE-SW, entre as cotas 100m e 25m, sendo a planície, a S-SE, abaixo da cota 10m. Afloramentos de rocha são observados apenas em cortes de pedreiras e no seu entorno (por decapeamento). Os cortes em solo apresentam didáticas exposições de solos residuais maduros/elúvios (argissolos), que transacionam para solos residuais jovens e rocha com resistência R2 a R5. Ocorrem ainda cambissolos, planossolos e solos hidromórficos. Inclui-se visita e discussão sobre a exposição permanente do Museu de Solos do Brasil (localizado dentro do campus da UFRuralRJ). Os estudantes também são treinados numa pedreira desativada, fora do campus, na caracterização de parâmetros descritivos das descontinuidades estruturais (orientação espacial, persistência, afastamento, abertura, rugosidade e preenchimento) e classificação de maciço rochoso, além de discutirem a sua influência sobre os processos de escorregamentos (planar e cunha) e queda de blocos (tombamento e deslizamento de lascas/blocos). A base cartográfica na escala 1:2.000, com curvas de nível equidistantes 1m, associada a ortotofotos (a partir de levantamento ortorretificado Lidar), possibilita análises relativamente precisas como extensões e alturas/espessuras dos materiais, declividades, etc. Por fim, ocorre a barragem de terra do Lago Açu, com cerca de 3,5m de altura e 170m de extensão, com um vertedouro (em concreto), que serve como aterro de uma estrada entre o Museu de Solos e o Instituto de Agronomia da UFRuralRJ. Os percursos são feitos a pé, no horário de aula e, deste modo, sem necessidade de custos de transporte universitário. As áreas se localizam próximo BR-365 (inclusive com travessia) e a pedreira, além dos trajes de campo usuais da geologia, é exigido o uso de capacete e colete refletivo (como EPI). O método de aulas teóricas intercaladas com aulas de campo tem se mostrado satisfatório, pois as turmas são estimuladas a praticar sob a orientação do professor e, como é na região, pode-se voltar aos locais quantas vezes quanto necessário.

Palavras Chave

Geologia de Engenharia; campo; aulas híbridas

Área

TEMA 03 - Risco Geológico, Geologia de Engenharia e Barragens

Autores/Proponentes

Elisabete do Nascimento Rocha, Lívia dos Santos Oliveira