51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

IMPLANTAÇÃO DE UMA REDE DE APOIO PLANIALTIMÉTRICA NO CAMPUS UERJ – ILHA GRANDE PELO MÉTODO DE POSICIONAMENTO POR PONTO PRECISO (PPP) DO GLOBAL NAVIGATION SATELLITE SYSTEM (GNSS)

Texto do resumo

Introdução:
O uso da Topografia nas diversas áreas da Engenharia tem sido cada vez mais requerido, uma vez que se faz necessário uma rede de apoio planialtimétrica com informações posicionais precisas sobre o local de trabalho.
Segundo a NBR 13.133/21, a determinação de coordenadas com o uso de receptores Global Navigation Satellite System (GNSS) pode ser realizada por diferentes métodos e conforme a acurácia que atenda à finalidade do levantamento.

Objetivo:
Implantar uma rede de pontos de referência precisos para facilitar projetos de engenharia no campus UERJ - Ilha Grande.

Método:
A região de estudo possui área de 199.901 m² e perímetro de 1897 m. As coordenadas do centróide são E = 582840,2691 e N = 7436075,2486 estando localizado no fuso 23 Sul a oeste do Meridiano de Greenwich.
Realizou-se sessões de 2(duas) horas para a determinação de coordenadas planialtimétricas de 7(sete) pontos, com o emprego do receptor híbrido de alta precisão geodésico Altus APS-3, que capta sinais GPS e GLONASS (L1 e L2).
Os dados coletados foram processados, utilizando-se as órbitas finais, pelo serviço de Posicionamento por Ponto Preciso - IBGE-PPP, que é online e gratuito para pós-processamento de dados GNSS, o qual permite determinar coordenadas de forma absoluta, utilizando as observáveis código e fase da onda portadora, coletadas por receptores de uma (L1) ou duas frequências (L1&L2), referenciadas ao Sistema Geodésico Brasileiro SIRGAS2000.

Resultados:
O principal produto deste trabalho foi a disponibilização dos resultados em uma plataforma de mapeamento livre, intuitiva e gratuita, de forma que os dados da rede planialtimétrica ficassem acessíveis de maneira rápida e fácil por alunos, docentes e profissionais de Topografia durante seus trabalhos de campo na região.
Dessa maneira, a plataforma escolhida foi a api Google My Maps, uma ferramenta de aprendizagem educativa da Google, que possibilita a inserção de dados colaborativos, bem como explora recursos do Google Maps e do Google Earth (SHOLIHAH; WIDODO, 2018). Nela os dados fornecidos por esse experimento ficam disponíveis de forma rápida e gratuita, tanto em computadores pessoais quanto em dispositivos móveis. Vale salientar que o referido produto se encontra disponível no seguinte endereço: https://bit.ly/3QmG7Dq.


Conclusão.
A proposta do trabalho buscou aplicar uma metodologia para auxiliar trabalhos com fins didáticos e aplicados no campo da engenharia, que careçam de um apoio topográfico planialtimétrico. Os levantamento topográfico aqui proposto foi bem sucedido no que diz respeito à coleta e ao processamento dos dados necessários para a disponibilização dos resultados na ferramenta Google My Maps.


Referências Bibliográficas

ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). NBR 13133: Execução do levantamento topográfico – Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 2021.

Manual do Usuário IBGE-PPP: Serviço on-line para Pós-Processamento de dados GNSS. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Versão: junho de 2023

SHOLIHAH, A. B.; WIDODO, J. Blended Learning in Heritage Conservation Course: Cultural Mapping and Google My-Maps Platform. DIMENSI (Journal of Architecture and Built Environment), v. 45, n. 2, p. 181-188, 2018. DOI: 10.9744/dimensi.45.2.181- 188

Palavras Chave

Topografia; Levantamento Planialtimétrico; Poligonal Topográfica

Área

TEMA 16 - Geoquantificação e Geotecnologias

Autores/Proponentes

Rodrigo Andrei Santos Teixeira, Johanssen Lopes Lobo , Lucas de Medeiros Silva, Fernando Dias de Almeida Barros , Rayssa Vogeler Berquó Jacob, Sergio Orlando Antoun Netto