51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

SENSORIAMENTO REMOTO APLICADO À CARACTERIZAÇÃO GEOLÓGICA, ESTRUTURAL E DE MOVIMENTOS DE MASSA NA REGIÃO DA SERRA DO CURRAL, QUADRILÁTERO FERRÍFERO, BRASIL

Texto do resumo

A Serra do Curral é uma importante formação natural que se estende por cerca de 100 km próxima à região metropolitana de Belo Horizonte. Sustentada principalmente por complexos granito-gnáissicos Arqueanos e sucessões sedimentares Arquenas e Proterozoicas, relacionadas ao contexto geológico do Quadrilátero Ferrífero e estruturada, principalmente, a partir dos eventos deformacionais do Ciclo Brasiliano a Serra do Curral é frequentemente afetada por um fenômeno natural muito comum nas regiões tropicais brasileiras, os movimentos de massa.
Entende-se como movimento de massa o processo de deslizamento de corpos rochosos e/ou de solos sob o efeito da gravidade, que por vezes é potencializado pela ação das águas. Grande parte do Brasil é particularmente afetado por esse fenômeno, tendo em vista a predominância de climas caracterizados pela alta pluviosidade. Somado a isso, as atividades humanas desenfreadas, como desmatamento, modificações na drenagem, cortes de talude sem análises geotécnicas, ocupação urbana irregular, dentre outras, provocam o agravamento desse fenômeno, o tornando de grande preocupação para o domínio público.
Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo a análise da susceptibilidade desse fenômeno na Serra do Curral, com base em imagens de sensoriamento remoto, análise estrutural e referências bibliográficas sobre a geologia da área. Dessa maneira, pretendeu-se indicar regiões de maior probabilidade de ocorrência de escorregamentos e comparar, a partir de dados históricos, com os locais onde mais ocorreram esse fenômeno.
Para a realização do trabalho foram utilizados os programas Google Earth Pro (GEP), Catalyst e Qgis, além das diversas bibliografias sobre a geologia da região. Utilizando imagens, pode-se traçar automaticamente com o auxilia do Catalyst os lineamentos que representam as estruturas típicas encontradas na Serra do Curral. Os dados foram utilizados para determinação de azimutes e análise estatística de seus comportamentos. A análise espacial foi realizada usando dados regionais, imagens aéreas e de satélite, e um modelo digital de elevação. Por fim foram criados diagramas de roseta dos lineamentos estruturais, destacando sua distribuição direcional.
A partir da definição dos três parâmetros de interesse declive, densidade de lineamento e litotipo o modelo geotécnico foi construído utilizando métodos de análise multicritério através de álgebra cartográfica e operações raster. Os mapas resultantes foram rasterizados e classificados com base em critérios específicos. A relação entre os parâmetros foi estabelecida através de médias ponderadas, permitindo a construção de múltiplos cenários de suscetibilidade aos movimentos de massa na área de estudo que posteriormente foram então comparados com os dados históricos de regiões que mais foram afetadas pelo fenômeno.
Dessa maneira, foi possível comprovar a efetividade do método, tendo em vista que os resultados dos mapas gerados, no sentido de regiões mais suscetíveis a movimentos de massa, foram majoritariamente em consonância com os dados históricos de áreas com recorrência de deslizamentos. Assim sendo, o compartilhamento dessas informações geradas com as prefeituras dos municípios cortados pela Serra do Curral pode ser de grande valia para o domínio público, caso seja utilizado como base para tomada de ações preventivas e paliativas.

Palavras Chave

Movimento de massa; Sensoriamento Remoto; mapeamento geológico; Quadrilátero Ferrífero; métodos de análise multicritério;

Área

TEMA 03 - Risco Geológico, Geologia de Engenharia e Barragens

Autores/Proponentes

Laura Dyolinda Silva, Jorge Roncato, Matheus Franco