51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

RETROANÁLISE DA CORRIDA DE DETRITOS OCORRIDA EM NOVA FRIBURGO, RJ, EM 2011 PELO MODELO VOELLMY-SALM

Texto do resumo

As corridas de detritos são um dos tipos de movimentos de massa mais danosos ao meio ambiente e às atividades econômicas e humanas. Seu fluxo caracterizado por uma mistura bifásica de sedimentos e água é modelada como um fluído não Newtoniano contínuo capaz de atingir grandes distâncias e alcançar altas velocidades. Apesar de ser um fenômeno considerado natural, influenciado pelas forças da natureza, diversos casos são relatados em todo mundo com registros de destruição das áreas urbanizadas e inúmeras vítimas fatais. Essas características colocam este tipo de movimento entre um dos desastres naturais mais catastróficos que existem. Os modelos computacionais (softwares) tem se mostrado um recurso fundamental na tentativa de estimar, de forma preliminar, a extensão da área afetada, a velocidade de alcançe dos detritos, etc., e assim definir possíveis cenários que auxiliem em medidas de mitigação. Neste trabalho apresentamos a retroanalise da corrida de detritos ocorrida no Morro Duas Pedras, no sentido do Hospital São Lucas, no município de Nova Friburgo, RJ em 2011.As simulações deste evento, foram realizadas por meio da modelagem numérica utilizando-se o software RAMMS. Este software, desenvolvido pelo órgão suiço WSL, utiliza o modelo de constitutivo de Voellmy-Salm para representar o movimento do fluxo, cuja resistência ao cisalhamento é dividida em duas parcelas: coeficiente de atrito seco (μ) e coeficiente de atrito turbulento (ξ). Para realizar a retroanálise do evento, estimou-se um volume inicial de cerca de 20.000m3 para o deslizamento de rocha e cerca de 48.000m3 para o material proveniente da erosão ao longo dos canais. Os resultados das simulações foram comparados com dados reais e empíricos do movimento real. Observou-se que os parâmetros de atrito mudam ao longo do talvegue pois o material mobilizado é composto por lama e blocos métricos, onde a lama atinge porções mais distais. A calibração dos parâmetros de atrito foi divida em duas porções: área de transporte e erosão e área de deposição. Os parâmetros de atrito seco e turbulento que se mostraram mais coerentes para a área de transporte e deposição foram respectivamente, μ=0,35 e ξ=150m/s2. Com relação à área de deposição não se obteve uma simulação assertiva. Os motivos disso são um modelo numérico do terreno de pouca precisão e a falta de parâmetros relacionados a rugosidade do terreno. Mesmo assim, foi possível modelar a trajetória do evento com razoável precisão. A calibração e validação deste modelo permite construir uma base de dados que auxiliem futuras simulações numéricas em áreas com condições geológico-geotécnicas e pluviométricas semelhantes.

Palavras Chave

corrida de detritos; movimentos de massa; modelos computacionais; Nova Friburgo

Área

TEMA 03 - Risco Geológico, Geologia de Engenharia e Barragens

Autores/Proponentes

Luciana Rigon Duarte, Felipe Gobbi Silveira