51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

O ESPAÇO SGBeduca EM GOIÂNIA: CONHECER PARA VALORIZAR

Texto do resumo

Este trabalho visa abordar como as discussões teóricas se transformaram em um trabalho prático e concreto no âmbito das Geociências no Serviço Geológico do Brasil, mais especificamente na Superintendência Regional de Goiânia.
Apesar da Geologia ser a ciência que melhor representa as Geociências, sua definição é um pouco mais elaborada, conforme destaca Bacci (2009). Tendo as Geociências um conceito muito amplo, o que por vezes dificulta a assimilação teórica por alunos dos ensinos Fundamental e médio. Juntando-se a esta dificuldade natural, a própria Bacci (2015, p. 10) afirma que:” Ao longo das últimas quatro décadas, as Geociências foram progressivamente retiradas do currículo do ensino de ciências na Educação Básica”.
Segundo Freire (1996), o importante não é transferir conhecimento, mas sim, criar possibilidades para a sua própria produção ou construção. Ainda ao que concerne á educação, Brandão (1995, p.07) destaca que: “Ninguém escapa da educação”.
Se por um lado as questões relacionadas as Geociências não de simples entendimento, concomitantemente, as mesmas, tem sido paulatinamente, retiradas, do cotidiano da educação básica, e como impreterivelmente não podemos fugir da educação. Foi necessário criar meios para mediar estas questões.
Baseado nesta problemática, a Superintendência Regional de Goiânia, braço regional do Serviço Geológico do Brasil – SGB, concebeu, implantou e estruturou um espaço próprio para divulgar e difundir as Geociências. A este recinto, deu-se o nome de “Espaço SGBeduca”.
Tal espaço conta com um acervo de cerca de 200 amostras de rochas, gemas e minerais, além de cerca de 30 fosseis. Para ampliar as possibilidades dos visitantes, o espaço ainda conta com uma caixa de areia de realidade aumentada, Sandbox.
A mineração segundo Enriquez (2008) é uma das mais antigas atividades produtivas exercidas pelo homem. Apesar dos bens minerais estarem presentes no cotidiano de praticamente toda a população mundial, muitos não se dão conta ou não detêm esta informação. Pensando nisto, o “Espaço SGBeduca” na Superintendência Regional de Goiânia, planejou seu acervo tendo em mente esta perspectiva.
Ressalta-se que todos os minerais e rochas presentes no referido espaço, tem pelo menos um bem associado ao cotidiano do visitante. Como exemplo, junto a bauxita, existe uma lata de refrigerante, para que se compreenda que o alumínio provém deste mineral, e assim, foi realizado com cada amostra presente no acervo.
Diante do exposto, o trabalho tem por objetivo demonstrar o importante papel do “Espaço SGBeduca” na conscientização, consolidação e divulgação das Geociências, principalmente nas áreas de atuação da Superintendência, que são os Estados de Goiás, Mato Grosso e Tocantins.
Através do método dedutivo, entendeu-se que a metodologia deveria estar calcada no arcabouço da pesquisa qualitativa, como revisão bibliográfica e trabalho prático.
Os resultados alcançados até o momento são muito significativos. Desde que o espaço foi implantado em 2018 já foram atendidas mais de 50 instituições de ensino, totalizando o atendimento de 6.770 alunos. Em todas estas ações recebemos feedbacks extremamente positivos, inclusive despertando em dezenas de alunos o desejo de cursar Geologia.
Conclui-se assim, que locais “mediadores” para a inserção das Geociêcias de maneira simples e cotidiana, se fazer importantes para a divulgação e ampliação do conhecimento destas ciências pelo público em geral.

Palavras Chave

Geologia; Mineração; Geociências; Educação

Área

TEMA 05 - História e difusão das geociências

Autores/Proponentes

WILIAN RIBEIRO DE PADUA