51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

TURISMO PEDAGOGICO: GEOROTEIROS PARA O ENSINO MÉDIO EM NATAL/RN

Texto do resumo

Evasão escolar é quando o estudante deixa de frequentar as aulas, ou seja, abandonar o ensino em decorrência de qualquer motivo. Infelizmente esse ato é comum no Brasil, e com a pandemia da Covid-19, essa preocupante realidade se intensificou. Entre os anos de 2020 e 2021, o abandono escolar no Ensino Médio aumentou 128%, saindo de 165 mil para 377 mil estudantes desistentes da escola. Sendo as regiões Norte (846%) e Nordeste (218%) as que mais perderam alunos. A educação é um dos principais pilares para o desenvolvimento econômico, social e cultural de qualquer país, no entanto, é notória que um grande problema envolvendo o ensino, é a evasão escolar, principalmente, no Ensino Médio, fato que traz consequências para os estudantes e a nação. O turismo pedagógico guarda uma relação direta e indireta com o processo ensino – aprendizagem na medida em que se configura por meio de atividades didático - pedagógicas inseridas no currículo escolar, as quais se desenvolvem de forma a estabelecer relações com o conteúdo programático disciplinar, com o mundo externo da sala de aula de forma a promover de maneira lúdica e dinâmica o êxito do processo pedagógico. Considerando estas realidades, o principal objetivo deste trabalho foi analisar as prováveis causas da evasão no Ensino Médio Regular no Campus Natal Central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN/Cnat) e propor um Guia com pontos turísticos/pedagógicos correlacionados com os conteúdos das disciplinas do Núcleo Estruturante dos cursos técnicos de nível médio, para ser utilizado como roteiro no Turismo Pedagógico na Cidade do Natal/RN. A metodologia aplicada foi exploratória e descritiva realizada a partir do levantamento bibliográfico, entrevistas (alunos e dirigentes), além da análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e visitação aos pontos com elementos da geodiversidade in situ e ex situ da cidade do Natal/RN. Os locais selecionados foram: Museu de Minérios do Rio Grande do Norte; Museu Câmara Cascudo; Forte dos Reis Magos; Parques das Dunas; Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte; Centro Histórico de Natal; e o trecho da Via Costeira entre a Paia de Ponta Negra a foz do rio Potengi. São muitas as causas da Evasão no Ensino Médio, desde gravidez, faltam de conexão dos conteúdos com os interesses dos estudantes, necessidade imediata de geração de renda, entre outros. No IFRN, segundo os indicadores acadêmicos da plataforma Nilo Peçanha, em 2022, a taxa de evasão no Campus Natal Central chegou à 17,99%. Por ser um problema complexo, o tema requer ações elaboradas com um maior envolvimento da comunidade, fornecendo recursos e redes de suportes aos alunos, se adequando às suas realidades. É importante ressaltar a falta de interesse por parte dos docentes em sair da zona de conforto (sala de aula), apontando a necessidade de incentivos por parte da Instituição de Ensino. O principal resultado foi a criação, em meio digital, da ferramenta pedagógica: Roteiros do Turismo Pedagógico, sendo uma proposta de ensino contextualizado e muito mais dinâmica, que poderá proporcionar aprendizagem ativa, criativa e provável permanência dos alunos do Ensino Médio não só do IFRN/Cnat, como pode ser utilizada por profissionais das áreas de turismo, educação da rede pública e privada da cidade do Natal/RN.

Palavras Chave

geoeducação; roteiros educativos; Aprendizagem ativa; abandono escolar.

Área

TEMA 04 - Geodiversidade, Geoturismo e Geoconservação

Autores/Proponentes

Anna Paula Lima Costa, Jackson Bruno da Silva, Carlos Mikael Custódio da Silva, Matheus Lisboa Nobre da Silva, Narla Sathler Musse de Oliveira