51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS EDUCATIVOS NOS SITES DOS GEOPARQUES GLOBAIS DA UNESCO NO BRASIL

Texto do resumo

Os Geoparques Globais da UNESCO - UGGps destacam-se como territórios de excelência para o desenvolvimento de atividades educativas no cenário internacional. O seu potencial didático, a sua multidisciplinaridade e a sua importância para o desenvolvimento de atividades de ensino formais e informais têm chamado a atenção de instituições, organizações e governos de muitos países. Podendo ser utilizada como ferramenta inovadora no ensino e aprendizagem na Educação Básica brasileira. Nosso objetivo foi analisar as diferentes propostas e atividades educativas que os Geoparques Globais da UNESCO (UGGp) no Brasil apresentam nos seus sites oficiais, quais materiais estão disponíveis para o planejamento de visitas escolares (Turismo Pedagógico) destacando sua relevância no quadro do desenvolvimento educativo, principalmente na Educação Básica. Visando orientar os docentes de como proceder na preparação de materiais e avaliações antes, durante e pós visita aos territórios. Foram observados os sites dos Geoparques Araripe (CE), Seridó (RN), Caminhos dos Cânions do Sul (RS e SC), Quarta Colônia (RS), Caçapava (RS) e Uberaba (MG). A metodologia aplicada foi exploratória feitas por meio de levantamento bibliográficos e as explicativas por meio de comparação entre a teoria e a prática. Considerando que, atualmente, a aprendizagem online está no centro das nossas vidas como uma das mais importantes fontes de informação para o nosso desenvolvimento cognitivo, é importante conhecer as propostas educativas oferecidas em locais como os UGGPs, promovendo a divulgação de novas ferramentas de ensino e aprendizagem ativas. Concluímos que são muitos os desafios a serem superados pelos UGGPs brasileiros para atenderem as propostas pedagógicas recomendadas para a Educação Básica. Devendo ser gerenciados com um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável, são necessária atenção para EDUCAÇÃO, pois, em todos os sites não foram observadas informações de roteiros para atenderem a visitação de escolas com orientações voltadas as temáticas/conteúdos correlacionadas com os da educação Básica. Também, não são disponibilizadas opções de atividades educativas durante as visitas e/ou guias qualificados para essas atividades. Analisamos se os UGGPs brasileiros disponibilizavam informações, obrigatórias, exigidas nos “10 Critério iD” relativo à educação para receber a chancela da Unesco, nenhum atendeu a todos os requisitos. É importante ressaltar que temos geoparques com a chancela da Unesco há 18 anos (Araripe-2006) e outro recém chancelado (Uberaba-2024), que os critérios foram modificados. No entanto é importante reorganizar os sites, ou mesmo atender a um padrão de informações que facilite o uso, tal como: Home (Notícias atualizadas); Geoparques; Geossítios; Turismo (Roteiros turísticos); Educação (Material didáticos, roteiros correlacionados com os conteúdos escolares, calendário de atividades, cursos de formação de professores, ações educativas); Biblioteca Virtual; Contatos (Protocolo de visitação, Perguntas Frequentes-FAQ respondidas, agendamento online, formulário de pesquisa e avaliação do site e do geoparque após visitação, sugestões). Os UGGPs brasileiros são territórios abertos e principalmente, sem um controle do número de visitantes, com a implementação desses recursos haveria mais controle e facilidade do visitante planejar sua viagem seja como turista ou na prática pedagógica de uma aula de campo.

Palavras Chave

geoeducação; educação básica; Aprendizagem ativa; patrimônios geológicos.

Área

TEMA 04 - Geodiversidade, Geoturismo e Geoconservação

Autores/Proponentes

Anna Paula Lima Costa, Patrícia Margarida Nunes João, Carlos Mikael Custódio da Silva, Samir Jonielisson da Silva Melo, Narla Sathler Musse de Oliveira, Jackson Bruno da Silva