51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

O USO RACIONAL DO SOLO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONSTRUÇÃO DE VALORES GEOÉTICOS

Texto do resumo

O projeto envolveu ensino/aprendizagem sobre o solo como recurso fundamental para a vida humana e demais seres vivos, e o equilíbrio dos ecossistemas, na componente curricular Ciências da Natureza para o ensino fundamental 1 e 2. O professor avaliou o desenvolvimento da consciência ambiental, na forma de valores geoéticos, em escola estadual localizada na região sul da cidade de São Paulo. A partir da pesquisa-ação o professor de ciências atuou, também, como pesquisador, ao desenvolver a horta escolar conjuntamente com os alunos por um período de 2 anos (2022-2023). No primeiro ano do projeto, alunos do ensino fundamental 2, 26 alunos do 8º ano e 6 do 7º ano, participaram de um programa sobre valorização no uso do solo e multiplicação de aprendizagens, todos de forma espontânea e previamente autorizados pelos responsáveis legais. Durante o período, os alunos aprenderam sobre o solo, como recurso natural, e implantaram uma horta na escola estadual localizada na região sul da cidade de São Paulo. Como atores na multiplicação dos objetos de aprendizagem envolvendo o tema “solo” e “horta escolar”, os alunos dos anos mais avançados (fundamental 2) compartilharam com alunos de anos anteriores (fundamental 1, 3º e 4º anos), atuando em monitoria de aulas práticas e teóricas, que envolveram a manutenção da horta, e organização do laboratório da escola. Em 2023, após conclusão do projeto, os alunos multiplicadores foram convidados para compartilhar seu protagonismo no projeto, a partir de roda de conversa tutorada pelo professores/pesquisador. Foram observados, durante os diálogos estabelecidos na rodas de conversa o nível de conhecimento e valores desenvolvidos a partir de habilidades e competências ambientais. No contexto da educação básica no Brasil, a educação para o desenvolvimento sustentável se insere nos temas contemporâneos transversais (TCTs), de acordo com a BNCC, para as etapas da educação infantil e ensino fundamental, que apontam seis macro áreas temáticas (Cidadania e Civismo, Ciência e Tecnologia, Economia, Meio Ambiente, Multiculturalismo e Saúde) e 15 Temas Contemporâneos (Tecnologia, Direitos da Criança e do Adolescente; Diversidade Cultural, Educação Alimentar e Nutricional, Educação Ambiental; Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras; Educação em Direitos Humanos; Educação Financeira; Educação Fiscal; Educação para o Consumo; Educação para o Trânsito; Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso; Saúde; Trabalho e Vida Familiar e Social) que afetam a vida humana em escala local, regional e global. O desenvolvimento pelos alunos de habilidades no contexto da conscientização ambiental foi avaliada a partir dos princípios da geoética, e verificamos que ao compartilharem com outros alunos mais jovens o conhecimento sobre o solo desenvolvido na construção da horta escolar, outros objetos de aprendizagem, como uso racionável dos recursos da Terra, desenvolvimento sustentável, proteção ambiental surgiram nos diálogos. No Currículo Paulista de Ciências da Natureza (São Paulo 2019, p. 365), pressupõe-se que o conhecimento cientifico/tecnológico possa formar um sujeito transformador do seu meio, que reflita, proponha, argumente e aja com base em fundamentos científicos e tecnológicos, de modo intencional e consciente, em todos os âmbitos da vida humana. Assim, é esperado que este conhecimento envolva sobretudo a formação cidadã para tomada de decisões ambientais.

Palavras Chave

consciência ambiental; uso racional do solo; geoética; conhecimento compartilhado.

Área

TEMA 01 - Geociências para a sociedade e Geoética

Autores/Proponentes

Hermon Reis Silva, Rosely Aparecida Liguori Imbernon, Clara Vasconcelos