51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

O ENSINO DE GEOCIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LITERACIA CIENTÍFICA E O MATERIAL DIDÁTICO

Texto do resumo

O presente estudo investigou o ensino de Geociências na educação infantil a partir do material didático desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes,região metropolitana de São Paulo, para a educação infantil. O material introduz a noção de Tempo Geológico com a possibilidade de apresentar os grandes conceitos para a alfabetização geocientífica nos anos iniciais. Para tanto baseou-se em questionários, acompanhamento das aulas e documentos institucionais com a finalidade de identificar a conexão entre o tema, o currículo municipal e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC. A pesquisa se justifica pelo elevado número de alunos e professores que utilizaram o material, pela necessidade em conhecer qual abordagem foi escolhida para apresentar temas complexos para essa faixa etária e por incluir o ensio de Geociências na Educação Básica. O objetivo maior é divulgar os grandes conceitos geocientíficos e contribuir para o ensino de Geociências. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa sendo dividida em quatro etapas: a primeira com observação de aulas, análise de e-mails trocados entre professores, gestores e departamento pedagógico (autores do material); a segunda buscou embasamento teórico com foco na literacia geocientÍfica e no Conhecimento Pedagógico do Conteúdo – CPC de Lee Schulman. Os resultados obtidos revelaram que a resistência por parte dos professores em trabalhar o sistema Terra tem como principal motivo a ausência da Geociências em sua fomação e a dificuldade em articular as sequências didáticas dentro do processo de alfabetização. Como conclusão verificou-se que o ensino de Geociências nos anos iniciais pode contribuir para o processo de alfabetização, proporcionar experiências significativas e trazer conhecimentos necessários para que os alunos e sua comunidade identifiquem situações de risco ambiental a tempo de evitá-las.

Palavras Chave

Geociências; Educação Infantil; Literacia Científica

Área

TEMA 05 - História e difusão das geociências

Autores/Proponentes

Lucia Helena Martins Gonçalves, Rosely Aparecida Liguori Imbernon, Celso Dal Ré Carneiro