51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

LEVANDO GEOLOGIA PARA A POPULAÇÃO,  AS VISITAS DO PROGRAMA GEOESCOLA

Texto do resumo

O programa GeoEscola é uma iniciativa extensionista do Instituto de Geociências da UFMG que leva conhecimentos básicos em ciências da terra à discentes do ensino médio. Em nossas abordagens visitamos escolas públicas levando informações sobre ingresso na universidade e curiosidades geológicas da região das escolas. Na visita à Escola Estadual Guilherme Lage, destacamos aos alunos tópicos de interesse dos mesmos, como, métodos de entrada no ensino superior, auxílios dados pelas Universidades Federais e assuntos base de geologia aplicados à vivência regional daqueles estudantes. Algo que chama a atenção é a partilha prática de atividades lúdicas. Ao ver a efervescência de um carbonato em reação com ácido clorídrico, ou observar uma lâmina delgada em microscópio petrográfico, ou ver um fóssil em suas mãos, os alunos do ensino médio extrapolam seu interesse. Sempre começamos a apresentação questionando que sabe o que é geologia, e no mais das vezes ninguém sabe a resposta. Ao final das atividades é notável a admiração pela descoberta de uma ciência incógnita até então, e o interesse por um possível ingresso nesta área. Uma das visitas do projeto GeoEscola se deu numa Escola Estadual que está localizada em uma das vertentes da sub-bacia do Córrego Vilarinho, no bairro Serra Verde, zona norte de Belo Horizonte. Ao realizar um quiz, questionando aos alunos sobre o conhecimento de enchentes na região, quase todos responderam ter ciência sobre esses ocorridos. Nesta escola levantamos debates sobre riscos geológicos, como inundações e deslizamentos, discriminando causas, e sugerindo atividades ações para controle e manejo. Durante a visita, ficou evidente a falta de conhecimento dos alunos, que estavam cientes das inundações na região, mas não conseguiam explicar os motivos nem relacioná-los com o conteúdo aprendido em sala de aula. Eles tentavam justificar as inundações com explicações baseadas no senso comum, como "é porque choveu muito", sem mencionar fatores como a canalização e o soterramento do córrego decorrentes da urbanização da área. O debate foi proveitoso e espelhou a importância de se trazer a informação ao cotidiano dos discentes, facilitando e consolidando o conhecimento. O projeto vem se mostrando uma ferramenta próspera à divulgação de Geologia ante a sociedade, edificando uma ponte entre a universidade e a escola, e difundindo saberes da terra, mostrando como a geologia é mais presente nas cidades e em nosso dia a dia.

Palavras Chave

Divulgação Científica; geologia e sociedade; Escolas Públicas

Área

TEMA 05 - História e difusão das geociências

Autores/Proponentes

Giovana Gonçalves, Luís Otávio Saldanha, Mateus Batista, Raquel Rodrigues , Joao Lucas Carneiro, Vítor Melo, Débora Moreira, Raphael Coelho, Pedro Rosa, Tiago Novo