51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

GEOMINAS: EDUCAÇÃO EM GEOCIÊNCIAS PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II COMO ESTRATÉGIA CONTRA DESIGUALDADES DE GÊNERO

Texto do resumo

As ações de extensão universitária desempenham um papel crucial na integração entre a universidade e a comunidade, servindo como uma ferramenta capaz de transformar o conhecimento produzido pela comunidade acadêmica em soluções para problemas enfrentados pela sociedade. Uma das demandas sociais mais urgentes do nosso tempo é superar a desigualdade de gênero na ciência, particularmente nos campos STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics), onde a participação feminina permanece baixa na maioria dos países. Entre os campos STEM, as geociências estão entre as áreas menos diversas em relação ao gênero e às minorias sub-representadas. Essa questão torna-se um problema para toda a sociedade, visto que suas repercussões afetam mulheres e homens, contradizendo o princípio fundamental da igualdade de oportunidades para todos. Além do mais, a falta de diversidade racial, cultural e de gênero afeta a ciência de maneira ampla, tornando-a progressivamente mais enviesada e excludente. Diante dessa necessidade, cria-se a demanda por iniciativas que busquem elevar a diversidade, equidade e inclusão no cenário científico e que visem desconstruir os padrões relativos a gênero no meio acadêmico e profissional. Nesse contexto, surge o GeoMinas, um projeto de extensão desenvolvido por alunas e docentes do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp que tem como objetivo combater a desigualdade de gênero e incentivar o protagonismo feminino nas Geociências. A iniciativa foi idealizada durante a pandemia, quando se iniciaram as discussões sobre a curricularização da extensão no instituto, tendo sua primeira ação presencial realizada em formato de evento em 2023. A primeira edição aconteceu em 4 de maio, no Instituto de Geociências (IG) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e contou com a participação de 30 alunas de 8º e 9º ano da escola municipal EMEFEI/EJA Dr. João Alves dos Santos, do município de Campinas (SP). Durante o evento, foram realizadas oficinas, atividades e palestras sobre as diferentes áreas das Ciências da Terra, além de informações sobre as formas de ingresso e permanência estudantil na Universidade. A organização do evento contou com a colaboração de 19 monitoras estudantes do Instituto de Geociências, em especial, do curso de geologia. As equipes de trabalho foram divididas em: (i) Atividades, (ii) Finanças, (iii) Redes Sociais e Design e (iv) Organização. O grupo de Atividades planejou e executou as oficinas de Geologia Geral, Astrogeologia e Paleontologia oferecidas no evento e o bate-papo sobre gênero, ciência e permanência universitária. O Grupo de Finanças foi responsável pela utilização dos recursos e obter apoio financeiro complementar. O Grupo de Redes Sociais e Design administrou os conteúdos postados nas redes sociais do projeto e confeccionou os materiais gráficos distribuídos para as alunas participantes. O Grupo de Organização efetuou o gerenciamento das equipes e lidou com os tramites burocráticos junto à universidade. A realização do evento permitiu: divulgar as geociências e incentivar as garotas a seguirem carreiras científicas; promover a capacitação de alunas de graduação e pós-graduação do Instituto de Geociências como monitoras; dialogar sobre os serviços relacionados à permanência universitária; conhecer mais a realidade das alunas da escola recebida no evento.

Palavras Chave

Extensão universitária; Mulheres nas Geociências; Gênero e Ciência; Desigualdade de gênero nas Geociências; GeoMinas.

Área

TEMA 05 - História e difusão das geociências

Autores/Proponentes

Polliana Cristo de Oliveira Roberto, Vitória Ventura, Brenda Gaia Carvalho Feitosa, Maria José Maluf Mesquita, Carolina Penteado Natividade Moreto, Carolina Zabini, Álvaro Penteado Crósta