51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

MINERAÇÃO DE VEIOS ESTREITOS: METODOLOGIAS E DESAFIOS NA P.A. GOLD MINERAÇÃO E METALURGIA S.A.

Texto do resumo

A P.A. Gold Mineração e Metalurgia S.A. é uma empresa brasileira focada na exploração subterrânea de veios estreitos de ouro e cobre. Localizada no município de Peixoto de Azevedo-MT, a empresa opera na “Mina Paraíba”, um depósito de alto potencial destes metais, com histórico de mineração desde os anos 1980. O estudo visa analisar as metodologias geológicas utilizadas pela P.A. Gold Mineração e Metalurgia S.A., avaliar o impacto dessas metodologias no modelo geológico e nas potencialidades dos depósitos, e identificar os principais desafios enfrentados na prospecção de ouro e cobre na Mina Paraíba.
A análise foi conduzida com base em revisões bibliográficas e uma revisão das práticas geológicas adotadas pela empresa, incluindo as técnicas de amostragem, mapeamento, sondagem, modelagem e controle operacional. Foi dada ênfase à estrutura geológica da região, composta por rochas do Arqueano ao Neoproterozoico, e à mineralização associada à zona de cisalhamento com direção geral de N05°W. A estrutura geológica da região, caracterizada por rochas plutono-vulcânicas e gnáissicas, influencia diretamente a mineralização do depósito Paraíba. A P.A. Gold atualmente desenvolve suas atividades em dois corpos principais: “Paraíba” e “Brecha”, com metodologias personalizadas para cada corpo. O controle da exposição do minério é personalizado, com croquis de direcionamento de frente e controle operacional através da amostragem dos canais. A P.A. Gold Mineração e Metalurgia S.A. também enfrenta desafios significativos, como a variabilidade dos teores em furos e canais, a complexidade estrutural dos depósitos e a organização das pilhas de minério. A modelagem geológica implícita e a estimativa baseada em furos e canais são cruciais para entender melhor os corpos mineralizados. No entanto, a alta variabilidade e o posicionamento e malha de furos de sondagem atual em algumas frentes de minério, trazem desafios para o desenvolvimento e lavra mais precisa dos corpos minerais. Aprimoramento e implantação de novas metodologias de controle estão em andamento para aumentar o entendimento geológico do depósito, maior precisão e performance dos modelos geológicos.

Palavras Chave

Mineração de veios estreitos; Geologia; controle operacional; Modelagem Geológica; desafios

Área

TEMA 09 - Recursos Minerais, Metalogenia, Economia e Legislação Mineral

Autores/Proponentes

Myllena Moura Gonçalves, João Henrique Coutinho Canela, Mayra Silva Limírio, Nátaly Carla Amorim Pereira , Natalia Ferreira Silva, Brenda Gaia Carvalho Feitosa, Paulo Afonso Aguirre