51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

O PATRIMÔNIO GEOLÓGICO E O ENSINO DE GEOCIÊNCIAS EM TERRITÓRIO DE GEOPARQUE: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL

Texto do resumo

Buscando promover a Geoconservação e o Desenvolvimento Sustentável, os Geoparques apostam em atividades e projetos que envolvem a comunidade local, resgatando os aspectos identitários e de pertencimento comuns nestes locais, aproximando as pessoas de seu território. Dentre as formas de promover esta aproximação, os Geoparques têm na educação um de seus pilares centrais, constituindo espaços importantes para promoção da educação em Geociências.
Pela sua contribuição na divulgação do conhecimento geocientífico e considerando-se a fragilidade do currículo da educação básica brasileira no tocante aos conteúdos de Geociências, os Geoparques tornam-se excelentes áreas nas quais esse ensino pode ser promovido, uma vez que neles diversos conceitos relacionados às Geociências são trabalhados: Geossítios, Geoconservação, Patrimônio Geológico, Geodiversidade, Geoturismo, entre outros. (BACCI et al., 2009). Considerando, simultaneamente, os aspectos identitários e o ensino de Geociências nas escolas presentes em territórios com forte influência do Patrimônio Geológico, como é o caso dos Geoparques, recorremos à Teoria da Representação Social (TRS) proposta por Moscovici (1961) com o seguinte objetivo: compreender como as representações sociais - o senso comum - acerca do patrimônio geológico em áreas nas quais este possui uma relevância reconhecida, como é o caso dos territórios de Geoparque, contribui na construção da identidade dos indivíduos deste território, mais especificamente na construção da identidade dos professores. A partir deste ponto, compreender como essas representações contribuem para o ensino das Geociências dentro de sala de aula e para uma aprendizagem mais significativa. Atualmente o Brasil conta com seis Geoparques Mundiais da UNESCO, a saber: Araripe, Seridó, Caminhos dos Cânions do Sul, Caçapava, Quarta Colônia e Uberaba-Terra de Gigantes. Esta pesquisa irá abranger especificamente o Geoparque Seridó, localizado no interior do Rio Grande do Norte, principalmente o município de Currais Novos, pelo forte vínculo que a história de desenvolvimento da cidade possui com a mineração. O percurso metodológico contará com a realização de entrevistas, associação livre de palavras e observação participante das aulas, a análise dos resultados será pautada nos pressupostos teóricos da Representação Social e Análise da Prática Discursiva dos professores entrevistados. No campo teórico, a pesquisa visa trazer contribuições às pesquisas em TRS, Geoparques e Ensino de Geociências, uma vez que visa abranger esses três aspectos concomitantemente. Ainda em fase de execução, esta pesquisa não conta com resultados finais, mas parte da hipótese de que a representação do patrimônio geológico do Geoparque Seridó influencia a construção da identidade individual e profissional dos professores da escola básica do município de Currais Novos/RN e sua ação docente no tocante ao ensino de Geociências.

Palavras Chave

geoparque seridó; identidade; identidade docente; Currais Novos

Área

TEMA 05 - História e difusão das geociências

Autores/Proponentes

Cláudia Patrícia Araujo e Silva, Fabiana Curtopassi Pioker-Hara, Rosely Aparecida Liguori Imbernon