51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

PROGRAMA DE EXTENSÃO GEOCIÊNCIAS SEM MUROS E A INTERAÇÃO DIALÓGICA COM A COMUNIDADE DE OURO PRETO, MINAS GERAIS

Texto do resumo

A interação dialógica nos projetos de extensão universitária proporciona um desenvolvimento mútuo, onde a fundamentação acadêmica e a sabedoria popular se mesclam, intensificando tanto o amadurecimento da sensibilização ambiental e difusão das Ciências da Terra, como a transformação social e educativa. O programa de extensão “Geociências sem Muros” propicia uma perspectiva das ações extensionistas executadas na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. O objetivo principal projeta-se nas preocupações relacionadas às necessidades da comunidade num contexto das geociências – como as temáticas socioambientais e utilização consciente dos recursos naturais – e contextos socioeducativos, como a articulação com o ensino. Os métodos de difusão e interatividade basearam-se na implementação de cursos de atualização, palestras, oficinas educativas, debates interativos com estudantes, professores e gestores e excursões. Os materiais aplicados foram cartilhas educativas, maquetes táteis, jogos lúdicos, ações em mídias sociais (vídeos interativos e educativos) e difusão por métodos analógicos (rádio). O programa contou com parcerias da prefeitura de Ouro Preto e a Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto, possibilitando o acesso à diversa escolas de ensino básico e a conectividade com grupos e líderes comunitários. Os resultados mostraram que nos dois anos de atuação o programa contou com a vinculação de oito projetos de extensão. Também foram ofertados mais de dez cursos, realizadas mais de trinta palestras (presenciais e virtuais) e mais de vinte oficinas. As ações contaram com a participação de aproximadamente 15 mil pessoas, principalmente no estado de Minas Gerais e se estendendo ao Rio de Janeiro e Espírito Santo. As temáticas basearam–se em ações no Dia Mundial da Água (Hidrogeodia – Parceria com a Associação Internacional de Hidrogeologia – núcleo Espanha e com o PET Engenharia Geológica UFOP); ações educacionais no presídio de ouro preto; semana da inclusão social da pessoa com deficiência, mostra de profissões, visitações de escolas em laboratórios universitários; associação do patrimônio cultural e arquitetônico com as geociências; geoturismo; conscientização dos riscos geológicos com a população (morro do Santana e Taquaral – Ouro Preto) e em escolas da periferia; Além disso, promoveu ações relacionadas ao Junho Verde (educação ambiental), Setembro Verde (mês da pessoa com deficiência), Semana da Educação Ambiental, Mostra de Profissões da UFOP, trabalhos de intervenções relacionados aos Projetos de Vida em escolas de Ensino Médio. Ademais, o projeto estabeleceu vínculos com os indivíduos socialmente excluídos, como as deficientes visuais e os grupos privados de liberdade, na penitenciária de Ouro Preto. Portanto, os debates acerca da extensão universitária demonstram que a academia e a comunidade devem caminhar de maneira uníssona, respeitando e valorizando os ensejos e ensinamentos de ambos. Conclui-se que a interação dialógica e a extensão universitária se dá por meio da articulação com o ensino e a pesquisa, de forma inclusiva e igualitária e, principalmente, preconizando e afirmando os valores e saberes das comunidades e da universidade.

Palavras Chave

Interação Dialógica; Extensão universitária; Geociências; Educação Inclusiva; Ouro Preto

Área

TEMA 01 - Geociências para a sociedade e Geoética

Autores/Proponentes

Rodson Abreu Marques, Maria Eugênia Silva Souza, Adivane Terezinha Costa, Claudia Santos, Alice Fernanda Oliveira Costa, Joney Justo Silva, José Reis Marquioli, Vanessa Cristina dos Santos Silva, Emmanuelle Fátima Oliveira Carmo, Isadora Mendes Santos Quintiliano, Samuel Ramos Silva, Nalberth Vicentin Santana