51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOCIÊNCIAS: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS GEOLÓGICOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM.

Texto do resumo

O presente trabalho foi desenvolvido durante as aulas da disciplina “Elementos da Geologia” do curso de Licenciatura em Geografia da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (UERJ/FEBF), que apresenta uma grande dificuldade no processo de ensino-aprendizagem, devido ao complexo conteúdo. Nesse contexto, o objetivo da pesquisa foi a aplicação de jogos geológicos para os discentes, como uma forma de facilitar o aprendizado de maneira lúdica. O estudo buscou avaliar a eficácia desses jogos para melhorar o entendimento dos alunos sobre conceitos geológicos, bem como, se poderiam potencializar o interesse e a participação de forma mais dinâmica. A elaboração de jogos geológicos mostrou-se importante ao apresentar um relato de experiência em um campus com dimensões reduzidas, localizado em uma área periférica, onde os alunos em sua maioria são trabalhadores, o que adiciona uma camada extra de desafio ao contexto educacional. O campus possui uma coleção geológica ainda incompleta e carência de espaços adequados para aulas práticas. Dessa forma, viu-se a necessidade de adaptar e enriquecer as metodologias de ensino para superar as limitações enfrentadas no ambiente acadêmico. O primeiro jogo, “Quiz da Geologia”, coloca os alunos à prova com perguntas sobre tipos de minerais e rochas, exigindo respostas rápidas. Cada participante tem apenas 5 segundos para responder, e um balão cheio de confetes estoura se a resposta for incorreta ou tardia. Durante o jogo, os discentes são questionados sobre temas diversos, como as características de rochas ígneas ou os tipos de ligações químicas mais fortes, por exemplo. O segundo jogo chama-se “Corrida Geológica", que é uma atividade dinâmica e prática, dividida em duas etapas. Na primeira, os participantes competem para identificar o maior número possível de rochas e minerais em um painel, associando corretamente as imagens aos seus nomes. Na segunda etapa, o desafio se aprofunda, exigindo que os jogadores classifiquem as rochas em categorias específicas, como ígneas, metamórficas e sedimentares, e seus possíveis usos, como o basalto, utilizado no calçadão de Copacabana, além de identificarem minerais e suas utilidades, como o quartzo (material de adorno e fabricação de vidro), feldspato (ornamentação), hematita (fabricação de aço), gipsita (produção de gesso) e fluorita ( obtenção de flúor). Este estágio enfatiza o reconhecimento das características físicas e dos usos práticos dos minerais e rochas, promovendo uma aplicação rápida e eficaz do conhecimento geológico.
O método de avaliação do impacto da utilização dos jogos geológicos no aprendizado foi conduzido através de observações em sala de aula e análises qualitativas, coletadas por meio de relatórios. Os resultados obtidos indicaram que o uso de jogos interativos facilitou significativamente a compreensão dos termos geológicos, além de engajar os alunos de forma efetiva para complementar o conteúdo teórico. Diante desse cenário, conclui-se que os jogos propostos são ferramentas pedagógicas eficazes no ensino das geociências, sendo um potencial para tornar as aulas mais participativas e viabilizar caminhos para concretização da aprendizagem, fornecendo uma alternativa viável para auxiliar nos conceitos complexos, além de promover interação, raciocínio social e afetivo, reforçando a importância da inovação pedagógica dentro da academia.

Palavras Chave

Palavras-Chave: Recurso lúdico; educação interativa; GEOLOGIA.

Área

TEMA 05 - História e difusão das geociências

Autores/Proponentes

Karla Coutinho Marques, Wellington Francisco dos Santos , Jenifer Castro Da silva , Thaís Monteiro Moraes, Larissa Moraes Dos Santos, Kleberson Silva Trindade, Lucas Matheus Oliveira de Miranda, Lucas Passos Araújo