51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

QUESTIONÁRIO AVALIATIVO SOBRE O CURSO DE CAPACITAÇÃO “GEOTURISMO E ENSINO DE GEOCIÊNCIAS NA CHAPADA DOS VEADEIROS, GOIÁS”

Texto do resumo

O curso compreendeu num projeto de Extensão da Universidade de Brasília e teve como objetivo a capacitação de condutores de visitantes em geoturismo com o uso de técnicas de Ensino em Geociências para contribuir com o turismo da região da Chapada dos Veadeiros. O curso foi ofertado para condutores de visitantes da cidade de Cavalcante, Goiás, conhecida por sua exuberante beleza cênica, rica em cachoeiras com muitas visitações turísticas ao longo do ano. O curso teve 40 horas e ocorreu no período entre 11 a 15 de dezembro de 2023. Participaram 17 guias, de ambos os sexos, adultos, com no mínimo o nível médio de escolaridade, mas a maioria com nível superior, de diversas áreas do saber. Todos atualmente moradores da região, no entanto, a maioria nascida em outros estados do Brasil, com um participante de outro país. O curso foi realizado na sede do Parque Municipal Lava-Pés e teve apoio da Prefeitura de Cavalcante e ONG Berço das Águas. Os procedimentos metodológicos se deram por meio de levantamento bibliográfico prévio e escolhas de assuntos da história geológica evolutiva da região que foram teoricamente explanados com foco em atividades práticas com experimentos. Os procedimentos foram finalizados com trabalhos de campo a locais turísticos de visitação, denominados São Bartolomeu, Barroco e Ponte de Pedra, previamente selecionados pelos participantes e pelos ministrantes. Como avaliação prévia optou-se por aplicar questionários quali-quantitativos com 12 perguntas fechadas e abertas, sendo a maioria sobre processos naturais necessários para a compreensão da evolução geológica do Brasil Central que compreende a região. Dois questionários foram aplicados, um inicial e um final, ampos idênticos em conteúdo. O questionário baseou-se em questões básicas sobre formação do planeta e Sistema Solar; classificação de corpos celestes; organização interna do planeta; diferenças entre as esferas terrestres; classificação e formação da geosfera; tectônica de placas; tempo geológico, além de questões contextualizadas sobre mudanças climáticas e geoturismo. A premissa foi de fazer um levantamento inicial do conhecimento geocientífico dos participantes e ao final reaplicá-lo para se ter uma primeira ideia da efetividade do curso. No questionário inicial houve 17 participantes respondentes e apenas 9 no questionário final. Segundo os resultados, a maioria se mostrou conhecedora de processos naturais do planeta no questionário inicial, mas somente um participante demostrou responder cientificamente às perguntas, enquanto os demais ou respondiam parcialmente certo ou totalmente errado. Cabe ressaltar que conceitos básicos geológicos de formação de rochas e tempo geológico foram temas bastante desconhecidos de todos, enquanto formação do planeta; tectônica de placas; geosfera/atmosfera/hidrosfera, além de mudanças climáticas e geoturismo, mostraram-se temas um pouco mais conhecidos, mas com respostas aquém do caráter científico. Após o curso, a maioria dos respondentes se mostrou conhecedora e sabia responder às perguntas de maneira mais científica à todas as perguntas. Depreende-se que o curso cumpriu inicialmente seu propósito, mas a complexidade do assunto exige um tempo maior para exposição e repetição dos processos naturais para que a compreensão do assunto seja mais efetiva. Os autores ainda julgam necessário fazer correções técnicas, decorrentes de qualquer atividade, em cursos vindouros, para que uma melhor efetividade seja obtida.

Palavras Chave

capacitação; avaliação; Ensino de Geociências; Geoturismo; Chapada dos Veadeiros Goiás

Área

TEMA 04 - Geodiversidade, Geoturismo e Geoconservação

Autores/Proponentes

Marcelo Henrique Leão-Santos, Anete Maria Oliveira, Elisa Soares Rocha Barbosa, Allan Kelvin Lopes Silva, Marina Silva Malta, Teotônio Menezes Macedo, FERNANDA ROLO SOUZA KAUFFMAN NASCIMENTO, Mateus Daia Leão Santos