Dados da Submissão
Título
PLANTAS FÓSSEIS NA ESCOLA – ARAUCÁRIAS, O ELEMENTO MOTIVADOR PARA O APRENDIZADO DAS PLANTAS FÓSSEIS
Texto do resumo
As araucárias tipicamente da região sul do Brasil e outras regiões do planeta possuem uma grande importância cultural, histórica, econômica e ecológica. O Projeto de Extensão Plantas Fósseis na Escola ofertou um curso de extensão e uma oficina de formação para docentes da Educação Fundamental na Semana de Arte, Cultura e Literatura em Curitiba. O tema evidencia a biologia, o registro fóssil e a evolução da araucária. A atividade de formação buscou trabalhar de forma lúdica as partes masculinas e femininas da araucária, sua morfologia, anatomia, sistemática, evolução, os ambientes de vida e a diversidade atual das espécies. O conteúdo foi dividido em duas etapas, sendo a primeira realizada no Laboratório de Paleontologia, iniciando com uma parte expositiva, seguida de exercícios trabalhados em equipes e a segunda etapa em campo, com a observação de indivíduos de ambos os sexos com distintas idades que estão presentes no campus da Universidade. As atividades foram praticadas com 36 professores, sendo alcançadas cerca de 3500 crianças de forma indireta. Alguns docentes já desenvolveram as atividades propostas com os educandos. Desse modo o Projeto possui a finalidade de continuar executando a formação docente, havendo um grande potencial para que um número maior de educandos sejam alcançados com os conhecimentos trabalhados, sendo aprimorados e aprofundados cada vez mais os aspectos educativos e de forma lúdica. Assim as ações apresentam aos professores uma nova perspectiva de ensino sobre aprendizado da paleobotânica e as plantas fósseis, usando as araucárias atuais como elemento motivador para o aprendizado.
Palavras Chave
Araucárias; Plantas; Fósseis; Lúdica.
Área
TEMA 01 - Geociências para a sociedade e Geoética
Autores/Proponentes
Talita Juli Arantes