51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

EVIDÊNCIAS DE CONTRIBUIÇÃO JUVENIL SIDERIANA PARA O MAGMATISMO DE ARCO CONTINENTAL NO BLOCO GUANAMBI-CORRENTINA OCIDENTAL, CRÁTON DO SÃO FRANCISCO (BRASIL)

Texto do resumo

O Bloco Guanambi-Correntina, um relicto do embasamento dentro do Cráton do São Francisco, desempenhou um papel determinante na estabilização da placa Sul-Americana durante o Paleoproterozoico, antecedendo a formação do supercontinente Nuna-Columbia. Apesar de sua magnitude, a parte ocidental do bloco está majoritariamente oculta por coberturas sedimentares do Neoproterozoico ao Fanerozoico, limitando a exposição de uma seção significativa do cráton. Na área de estudo, o Complexo Correntina e a Suíte Rio Corrente afloram dentro do embasamento Paleoproterozoico em uma janela erosional, revelando uma diversidade de litologias plutônicas, vulcânicas e metassedimentares, interpretadas como parte de um ambiente de arco continental. Este estudo emprega uma abordagem abrangente, englobando mapeamento geológico, litogeoquímica, análises isotópicas de Sm-Nd e Rb-Sr em rocha total, e dados de U-Pb-Hf em zircão de rochas metaplutônicas e metavulcânicas, visando investigar os estágios tectônicos pré-estabilização da litosfera do Cráton São Francisco. Os dados de U-Pb-Hf em zircão revelam uma idade de cristalização de 2183 ± 9 Ma para o vulcanismo ácido, caracterizado por uma assinatura isotópica juvenil (εHf = +5,7 a +9,4) e TDMHf entre 2,2 e 2,4 Ga. A geoquímica de Nd-Sr em rocha total de uma rocha sanukitoide da unidade metaplutônica indica εNd(t) de +3,05, TDMNd de 2,31 Ga, e 86Sr/87Sr(i) de 0,70173, para a qual foi obtida uma idade de cristalização de zircão U-Pb de 2324 ± 9 Ma, estabelecendo-a como a ocorrência paleoproterozoica mais antiga conhecida no embasamento do Cráton do São Francisco. Os resultados revelam o Complexo Correntina como um dos registros paleoproterozoicos mais antigos de relictos de arcos magmáticos continentais dentro do Cráton do São Francisco, registrando um dos primeiros eventos paleoproterozoicos na placa leste da América do Sul. O modelo de evolução geológica vislumbra a produção de crosta juvenil durante os períodos Sideriano a Ríaciano no oeste do Bloco Guanambi-Correntina, corroborando episódios semelhantes documentados para outras regiões do cráton. Este estudo contribui para a nossa compreensão dos processos tectônicos iniciais no paleoproterozoico na Plataforma Sul-Americana e aprimora o conhecimento dos mais antigos terrenos que moldaram o Cráton do São Francisco.

Palavras Chave

Bloco Guanambi-Correntina; sanukitoide; arco continental; Paleoproterozoico; Cráton São Francisco

Área

TEMA 17 - Tectônica e Evolução Geodinâmica

Autores/Proponentes

Guilherme Bozelli Pontes, Mahyra Tedeschi, Humberto Luís Siqueira Reis, Henrique Bruno, Cristiano de Carvalho Lana, Cláudio de Morrison Valeriano