51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

PETROLOGIA ACESSÍVEL - MATERIAL DIDÁTICO PARA A DISCIPLINA DE PETROLOGIA MAGMÁTICA PARA DEFICIENTES VISUAIS

Texto do resumo

O direito ao acesso à educação deve ser garantido pelas Instituições de Ensino Superior brasileiras, assegurando a permanência dos estudantes. Entretanto, observam-se obstáculos para um sistema de ensino acessível, prejudicando o progresso acadêmico de alunos com deficiência. Neste contexto, a presente pesquisa teve como objetivo a elaboração de material didático inclusivo destinado às pessoas com deficiência visual, específico para as disciplinas de petrologia magmática, no curso de geologia. Materiais didáticos foram confeccionados utilizando a impressora Braille Everest D-V4, a máquina fusora (marca Zychem e modelo Swell Form Tactile Graphics Machine), o Multiplano, a rotuladora em braile e outros materiais foram confeccionados manualmente com palitos, cola quente, tinta em relevo etc. As atividades práticas com amostras de mão e lâminas foram realizadas com as próprias amostras, além de esquemas ilustrando as texturas e estruturas em alto relevo, impressos na máquina fusora. Os diagramas de nomenclatura de rochas (QAPF e outros) foram impressos em relevo pela fusora com a grade de contagem modal e rotulados em braile para a plotagem da porcentagem normalizada, posteriormente a plotagem, foi utilizado um diagrama com os campos de nome das rochas confeccionados com palitos de churrasco e cola quente. As aulas práticas de campo, realizados com monitores que acompanharam a aluna por todos os trajetos e pontos visitados, possibilitaram analisar as rochas em campo. As feições petrológicas e geomorfológicas foram descritas em detalhe pelos docentes. O Multiplano foi utilizado para confecção de mapas, onde os pontos foram plotados em braile e a aluna traçou os contatos entre os diferentes litotipos com elástico, sendo possível interpretar a evolução petrológica da área baseada no mapa. Conclui-se que os materiais didáticos confeccionados se demonstraram bastante eficientes. A presença de monitores durante as práticas, que envolvem amostras de mão, lâmina e campo, foi fundamental para garantir o aprendizado e a segurança da estudante. Durante o desenvolvimento da disciplina, aprimoramos constantemente os materiais, levando em consideração as devolutivas fornecidas pela aluna. Esse processo foi caracterizado por uma troca mútua de aprendizagem. Além disso, observou-se que o material também foi benéfico para os alunos videntes, contribuindo para uma educação superior mais acessível e de qualidade para todos os estudantes.

Palavras Chave

Acessibilidade; impressão em relevo; Geologia; Inclusão

Área

TEMA 01 - Geociências para a sociedade e Geoética

Autores/Proponentes

Nicole Fernanda Delgado, Regiane andrade Andrade Fumes, Alexsandra Victoria Ferreira, Davi Diorio Parrotti