51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

JOGO DO TRUNFO SATÉLITES E SENSORES: EXPERIÊNCIAS DE ENSINO E CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO EM GEOCIÊNCIAS

Texto do resumo

O Jogo do Trunfo Satélites e Sensores é um recurso didático gratuito, na forme de um “baralho” de cartas que contém características de sensores e satélites à respeito das suas formas de imagear da Terra. Imagens obtidas por satélites são insumos à práticas didático-pedagógicas em Geociências nos Ensinos Superior, Técnico e Médio. Com a diversidade de satélites em operação, foram ampliadas as possibilidades de aplicações em Geociências. No entanto, maiores são as dúvidas de discentes e docentes sobre: i) o que estes satélites permitem enxergar? ii) como eles enxergam? iii) de quanto em quanto tempo eles enxergam? iv) como podemos utilizar as imagens orbitais? Assim, buscamos difundir e ampliar o conhecimento sobre os satélites e sensores oriundos de diferentes agências espaciais do mundo, incluindo o Brasil, a partir do Jogo do Trunfo Satélites e Sensores. Este trabalho tem por objetivos: a) apresentar o Jogo enquanto recurso didático no ensino e extensão de Sensoriamento Remoto, no formato físico e no forma App para smartphone; b) compartilhar e avaliar as experiências obtidas na aplicação do recurso didático na Educação Básica e Ensino Superior enquanto prática na curricularização da Extensão no curso de Geologia. O baralho do Jogo do Trunfo Satélites e Sensores possui 134 cartas. Cada carta contém 11 características referentes ao satélite-sensor. Destas características, cinco são quantitativo-comparativas (*) e sete são propriedades qualitativas: 1) satélite; 2) ano de lançamento; 3) altitude do satélite; 4) sigla do sensor; 5) largura de imageamento*; 6) número de bandas*; 7) siglas da(s) faixa(s) espectral(is) de operação; 8) resolução espacial*; 9) resolução radiométrica*; 10) período de revisita*; 11) política de distribuição. As características geralmente utilizadas no “combate” das batalhas de cartas são as quantitativas, em dois modos distintos de jogar: o 1º considera a apresentação, pelo aplicador, de problemas específicos em Geociências e constatação da carta mais adequada na resolução daquele problema, pelo discente; o 2º considera um modo de jogo rápido pela comparação imediata entre as características dos satélites-sensores de cada oponente. O Jogo está disponível para para baixar em: linktree.com/trunfosatelitesesensores (Linktree - Instagram). O Jogo no site-blog conta com mais de onze mil acessos. Em modo online, o Jogo foi desenvolvido em versão App para dispositivos móveis Android, disponível na Play Store gratuitamente. Desde o primeiro lançamento, em 2013, os docentes autores deste recurso didático construíram a experiência na aplicação de ensino em disciplinas da área de sensoriamento remoto e geoprocessamento em nível de graduação e pós-graduação em universidades incluindo a experiência recente de curricularização da extensão junto aos discentes de Geologia, em 2024. Nesta experiência, o público-alvo foi alunos do ensino técnico e médio de instituições públicas. Além disso, projeto possui docentes colaboradores em todo território brasileiro. Estes docentes têm obtido experiências bem-sucedidas, inclusive, em cursos técnicos integrados de ensino médio e pós-médio. Portanto, esta iniciativa encontra-se em expansão, sendo importante a distribuição gratuita do recurso e a apresentação das experiências no evento.

Palavras Chave

Game; Educação; Divulgação Científica; difusão das geociências; Geotecnologias

Área

TEMA 05 - História e difusão das geociências

Autores/Proponentes

Clódis de Oliveira Andrades-Filho, Bárbara Giaccom, Adriane Parraga, Raul Gick Schumacher, Amanda Rossatto Wagner, Leonardo Bessestil de Melo, Catherine Vargas Goulart, Kleverson Ribeiro Novakoski