51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

GEOÉTICA NA FORMAÇÃO DO GEOCIENTISTA: EXPERIÊNCIA NO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DA USP

Texto do resumo

A importância crescente da Geoética e da Geoconservação na formação inicial de geocientistas reflete uma preocupação com a transformação nas expectativas e responsabilidades destes profissionais face aos desafios contemporâneos. Entende-se por Geoética o campo de estudo que aborda as questões éticas nas geociências e na prática dos geocientistas. Ela trata das responsabilidades e dos comportamentos éticos dos profissionais que investigam a Terra e seus processos naturais. Neste contexto, a disciplina "Geoconservação e Geoética", introduzida em 2021 nos cursos de Bacharelado em Geologia e Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental do Instituto de Geociências da USP, destina-se a abordar os conceitos éticos desde a formação na graduação e oferecer discussões aos estudantes e profissionais que os levem a compreender os conceitos éticos e agir de forma responsável nas suas práticas, considerando o impacto ambiental e social das suas ações. Essa disciplina responde à necessidade de uma abordagem fundamentada na ética e na responsabilidade diante da exploração dos recursos naturais, enfatizando a tomada de decisões conscientes que respeitem tanto os aspectos legais quanto os ambientais e sociais. O conteúdo programático abrange temas relacionados à geoconservação, como geodiversidade, seu valor e ameaças naturais e antrópicas, patrimônio geológico, proteção para usos científicos, turísticos e educativos. Temas como geoturismo e geoparques são explorados, juntamente com atividades práticas de avaliação. Os conceitos em geoética são introduzidos na segunda parte do curso, abrangendo conceitos e histórico, além das relações com os geocientistas, incluindo a conduta em trabalhos de campo, amostragens e as universidades. Também são abordados os recursos e os riscos geológicos e a gestão ética dos recursos hídricos subterrâneos, além da interconexão com geodiversidade, geoparques e geopatrimônio. Os docentes incentivam a participação ativa dos estudantes por meio de discussões baseadas em estudos de caso, apresentações em vídeo e atividades em grupo, acompanhados de um trabalho final sobre as Geociências e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A experiência dos estudantes na disciplina revelou uma conscientização crescente sobre o papel vital que a geologia e a geoética desempenham na sociedade. Muitos expressaram surpresa ao descobrir novas maneiras de planejar e executar projetos geocientíficos que incorporam a participação comunitária e consideram as consequências sociais e ambientais de suas atividades. Esta abordagem não só prepara os estudantes para enfrentar desafios éticos em suas carreiras futuras, mas também destaca a relevância da geologia e da Geoética na formulação de políticas públicas e na promoção de caminhos para a sustentabilidade socioambiental. A introdução da Geoética e da Geoconservação nos currículos de geociências é, portanto, um passo crucial para alinhar a educação geocientífica com as premissas de uma sociedade que valoriza a sustentabilidade, a responsabilidade social e a integridade ética. Este curso reflete um movimento mais amplo para integrar considerações éticas na formação acadêmica e profissional de geocientistas, ao desempenhar um papel proativo na resolução de problemas ambientais e na promoção de um futuro mais sustentável.

Palavras Chave

Abordagem socioambiental; desenvolvimento sustentável; Geoconservação

Área

TEMA 01 - Geociências para a sociedade e Geoética

Autores/Proponentes

Maria da Glória Motta Garcia, Daniel Souza dos Santos, Denise de La Corte Bacci