51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

Segurança Geológica em Espaços Turísticos: Prevenção, Treinamento e Protocolos de Contingência

Texto do resumo

No Brasil, os deslizamentos são frequentes, demandando altos gastos em reconstrução. A conscientização e prevenção são essenciais, porém pouco difundidas. A segurança geológica é crucial para mitigar riscos de processos geológicos, como deslizamentos, enchentes e alagamentos, protegendo vidas e infraestruturas em um cenário de mudanças climáticas.

No setor do turismo, a segurança geológica é fundamental para garantir os negócios, impulsionando a economia do estado e a tranquilidade dos visitantes em locais de grande movimentação, sobretudo, no contexto de pontos de paisagens naturais. Em 2010, o deslizamento em uma pousada em Angra dos Reis destacou falhas na comunicação entre os técnicos geólogos, órgãos públicos e os profissionais do setor. Para uma prevenção eficaz, treinamentos e criação de novas tecnologias B2C (Business to Consumer), como recursos de monitoramento de riscos ou criação de apps voltado aos turistas, são protocolos e implementação de boas práticas conforme a defesa civil e a nova lei de dezembro de 2023 orientam.

Os aplicativos notificam hoteleiros e guias sobre ocorrências, apodem apontar pontos seguros e oferecer suporte para explorar a região. O necessário é informar ao setor do turismo sobre os fatores de risco, oferecer alternativas e evitar catástrofes, como o desmoronamento de Captólio, desabamentos de em estradas e desastres que marcam famílias e pessoas para o resto de suas vidas quando o objetivo era criar uma memória afetiva boa em vez de um trauma.

Palavras Chave

Segurança de taludes; Riscos Geológicos; turismo geológico

Área

TEMA 04 - Geodiversidade, Geoturismo e Geoconservação

Autores/Proponentes

ISABELLA ROBERT RODRIGUES