51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

FÁCIES ELÉTRICAS DE GNAISSES DO ARCO MAGMÁTICO RIO NEGRO: PERFILAGEM GEOFÍSICA DO POÇO UFRJ-01-RJ (NEOPROTEROZÓICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, SUDESTE DO BRASIL)

Texto do resumo

Em muitos projetos exploratórios os testemunhos de sondagem não são recuperados devido aos elevados custos envolvidos na perfuração, recuperação e armazenamento dos mesmos. Em alguns casos, os benefícios da recuperação dos testemunhos superam os custos e limitações, enquanto que em outros pode ser mais vantajoso utilizar métodos geofísicos para obter informações relevantes sobre o poço perfurado. Este estudo apresenta uma sucessão vertical de rochas do Arco Magmático Rio Negro, que normalmente não são vistas pois são raros os testemunhos de sondagem e as áreas com afloramentos verticais são de difícil acesso. O objetivo deste estudo é correlacionar os dados petrofísicos medidos no poço UFRJ-01-RJ com as feições geológicas observadas no testemunho de sondagem, a fim de gerar fácies elétricas que possam ser aplicadas em outros poços. Neste trabalho, a perfilagem wireline foi realizada utilizando televiewers ópticos e acústicos, bem como sondas de densidade, gamma ray e caliper. As rochas do poço UFRJ-01-RJ pertencem ao Complexo Rio Negro e recuperaram 39,6m de uma sequência de ortognaisses intercalados com granitos e pegmatitos. Seis litotipos principais foram identificados nos perfis com base nas diferenças de cor, granulação, textura e fraturamento, que foram facilmente identificadas no testemunho. O perfil do caliper praticamente não apresentou variações devido ao pouco grau de alteração das rochas. A densidade apresentou ligeiras flutuações ao longo do poço, registrando um valor médio de 2,62 g/cm³. O televiewer óptico mostrou-se muito útil para observar diferenças de cor, tamanho de grão e orientação da foliação, enquanto que o televiewer acústico identificou zonas de fratura e diferenças texturais nas rochas. Os valores de densidade e gamma ray natural foram inversamente proporcionais para a maioria das rochas do poço UFRJ-01-RJ. Isso se deve à diferente mineralogia das rochas, que alternam entre porções máficas (com maior densidade e menor teor de potássio) e porções félsicas ricas em K-feldspato (com menor densidade e maior teor de potássio). A análise dos diferentes padrões de fácies elétricas obtidas com os televiewers óptico e acústico permitiu a elaboração de uma tabela de fácies dos principais litotipos descritos. Estas características de imagem, em combinação com perfis de raios gamma e densidade provaram ser de alto valor na identificação dos litotipos. Portanto, as ferramentas geofísicas aqui utilizadas podem suprir a falta de testemunhos de sondagem em muitos estudos geológicos, mesmo quando aplicadas a litologias não comumente estudadas por métodos geofísicos.

Palavras Chave

Arco Magmático Rio Negro; Perfilagem Geofísica; Televiewer Óptico; Televiewer Acústico

Área

TEMA 15 - Geofísica

Autores/Proponentes

VIKTOR SOUTO LOUBACK, PATRICK FÜHR DAL' BÓ, PEDRO HENRIQUE ALVES NOVAES, CAIO ALMEIDA PAULA, LAURA CAROLINA OLIVEIRA PAES, CAIO ALMEIDA CARVALHO, MARCO ANTONIO BRAGA, JOÃO PAULO PORTO BARROS, MARIA FILIPA PEREZ GAMA, ALAN SOUZA CUNHA