51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DE GEOLOGIA SOBRE A DIVULGAÇÃO DAS CIÊNCIAS DA TERRA

Texto do resumo

Os cursos de graduação em Ciências da Terra geralmente sofrem com a baixa procura por parte dos alunos do ensino médio. A situação foi especialmente crítica na primeira década deste século, o que convenceu a International Union of Geological Sciences (IUGS) a promover o Ano Internacional do Planeta Terra em 2008, para aumentar a popularidade das carreiras em ciências da Terra. Durante este ano, muitos eventos foram realizados em todo o mundo e o nível de interesse e o número de alunos aumentaram por um tempo. Porém, recentemente, o número de estudantes interessados ​​em estudar ciências da Terra começou a diminuir novamente. Ao mesmo tempo, o contexto em que as pessoas aprendem sobre ciências da Terra e programas universitários de ciências da Terra mudou drasticamente, especialmente com o crescimento exponencial das redes sociais e dos seus criadores de conteúdos e influenciadores.
Realizamos uma pesquisa com estudantes de geologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em Campinas, Brasil, em 2023 para entender o que eles pensam sobre a divulgação científica em ciências da Terra. A pesquisa continha 7 questões abertas e 25 questões fechadas (de múltipla escolha ou escala Likert).
Coletamos 67 questionários. A demografia dos alunos que responderam à pesquisa era 46% do sexo feminino, 54% do sexo masculino, mais 6 que não eram declarados. No que se refere a raça e cor, 70% se declararam brancos e 18% negros.
De forma geral, os alunos responderam que escolheram o curso de geologia para satisfazer a curiosidade sobre os processos terrestres, aumentar o contato com a natureza (por meio de saídas de campo) e contribuir com o meio ambiente e a sociedade. Um terço deles indicou que foram influenciados a estudar geologia através da divulgação em ciências da Terra que experimentaram antes de se matricularem na universidade. No entanto, consideram que a divulgação é fraca e que deveria haver mais conteúdos de ciências da Terra nas escolas secundárias. A principal motivação para estudar geologia foi ajudar a participar no desenvolvimento de um mundo sustentável e melhorar o bem-estar da sociedade e do ambiente, mais que a garantia de um bom salário.
Quase todos os alunos têm pelo menos uma conta nas redes sociais e as consideram uma importante forma para a divulgação das Ciências da Terra. Por outro lado, de forma geral, não estão habituados a publicar conteúdos relacionados com as Ciências da Terra. Consideram o investimento e a formação na sensibilização do público através das redes sociais como fundamentais para melhorar a atenção da sociedade sobre as Ciências da Terra. Eles têm um interesse no desenvolvimento de competências de comunicação para conseguir se relacionar com professores e alunos do ensino primário e secundário, especialmente nas comunidades pobres.
Os resultados deste inquérito sugerem que será benéfico introduzir nos cursos de ciências da Terra, talvez como cursos de curta duração, o desenvolvimento de competências para a divulgação científica, criação de conteúdos digitais e promoção nos meios de comunicação social para preparar os alunos para a comunicação e divulgação do século XXI. Os alunos que utilizam essas habilidades para comunicar seu interesse e entusiasmo pelas ciências da Terra podem ajudar a aumentar o recrutamento orgânico de alunos cada vez mais diversos para programas de graduação em ciências da Terra.

Palavras Chave

Divulgação Científica; Extensão universitária; ciências da Terra; questionários; currículo de geologia.

Área

TEMA 01 - Geociências para a sociedade e Geoética

Autores/Proponentes

Roberto Greco