51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

GEOPATRIMÔNIO, GEOTURISMO E EDUCAÇÃO COMO PILARES PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO LITORAL NORTE PAULISTA: UM PANORAMA

Texto do resumo

Geoconservação e desenvolvimento sustentável são conceitos interconectados que abrangem identificação, proteção e promoção da geodiversidade, tendo como princípios a conservação de seus elementos patrimoniais e suas relações com outros tipos de patrimônio, como cultural, ecológico e histórico. Adicionalmente, também inclui a participação ativa e o protagonismo das comunidades locais, com vistas à contribuição para o bem-estar socioambiental e econômico. Esses princípios são fundamentais em diversas iniciativas de valorização territorial, incluindo os geoparques mundiais da UNESCO. Com o propósito de oferecer uma análise crítica sobre as potencialidades da região em relação a esses princípios, este estudo examinou as iniciativas implementadas por mais de uma década pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo (GeoHereditas-USP) no litoral norte do estado de São Paulo com base nos seguintes aspectos: i) Geopatrimônio - Um extenso inventário que abrange 43 geossítios e 44 sítios de geodiversidade tem sido realizado com base em levantamentos municipais. Estas avaliações visam identificar locais com potenciais diversos, levando em conta a sua importância geológica e a relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Apesar dos avanços nos inventários, é essencial realizar revisões adicionais com base em novas diretrizes para solidificar o status de relevância internacional deste geopatrimônio; ii) Geoturismo - Um mapa geoturístico interativo foi desenvolvido a partir dos dados dos inventários municipais, o que inclui atrativos geológicos, mirantes, painéis interpretativos, bem como patrimônio construído e cultural, areias de praias, rotas turísticas e infraestrutura. Foram criados roteiros de interpretação da geodiversidade em trilhas e manuais e produtos virtuais para unidades de conservação. O mapa geoturístico já foi integrado ao website de Caraguatatuba, mas é necessário expandir essa integração para outros municípios e promover os roteiros geoturísticos de maneira mais efetiva; iii) Educação - A abordagem educativa inclui cursos sobre práticas educativas para geoconservação para professores e de capacitação em geociências para monitores ambientais. É fundamental ampliar o alcance desses cursos, envolver mais atores locais e fortalecer parcerias com as secretarias de educação estadual e municipais e com órgãos gestores, como o Instituto de Pesquisas Ambientais e a Fundação Florestal para maximizar a efetividade destas ações. Um aspecto essencial refere-se à proteção da geodiversidade e do geopatrimônio. Neste sentido, mapas geoambientais estão sendo desenvolvidos e podem ser utilizados de forma complementar aos inventários na análise do estado de conservação dos sítios geológicos, no turismo e na educação. Essa proteção pode ser promovida por meio de legislação ambiental e do envolvimento das comunidades locais, que devem ser valorizadas no processo de gestão e promoção da geoconservação, o que também incentiva a criação de oportunidades de desenvolvimento econômico sustentável, centradas principalmente no geoturismo. Assim, considera-se que as iniciativas promovidas aderem fortemente aos princípios da geoconservação e estão alinhadas com os princípios do desenvolvimento sustentável, pois apoiam-se em um modelo de conservação multidisciplinar, na comunicação dos conhecimentos científicos que beneficiem as comunidades e a gestão dos municípios, e na geração de renda local.

Palavras Chave

Conservação de sítios geológicos; Educação para Geoconservação; Mapa geoturístico; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Área

TEMA 04 - Geodiversidade, Geoturismo e Geoconservação

Autores/Proponentes

Maria da Glória Motta Garcia, Denise de la Corte Bacci, Christine Bourotte, Eliane Aparecida Del Lama, Daniel Souza dos Santos