51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: APLICAÇÕES DA GEODIVERSIDADE DO ATLAS MACACU

Texto do resumo

O Atlas Macacu reúne mapas e conteúdos sobre história, patrimônio e formação sócio-espacial de Cachoeiras de Macacu (RJ). Com impressão em grande formato e encardenação de qualidade, o atlas destina-se ao ensino fundamental e médio, seguindo a BNCC. Na fase inicial de elaboração do atlas professores da rede municipal responderam a um questionário sobre conceitos e mapas a serem adotados. Um curso de formação à distância foi realizado a partir dos resultados do questionário que permitiu elaborar a versão final do atlas de acordo com demandas dos futuros usuários. Em uma proposta inédita em atlas escolares, foi elaborado um capítulo de Geodiversidade com mapas geológico, de relevo, de solos e hidrografia, além de seções topográficas e geológicas. O texto adota uma estratégia lúdica, com diálogos entre o mascote Lontrilha (escolhido por sorteio entre usuários do Atlas) e os Super Feras do Geoparque Aspirante Costões e Lagunas do Estado do Rio de Janeiro. Utilizou-se uma abordagem geossistêmica, relacionando geodiversidade com história de ocupação, uso do solo e riscos ambientais. Pontos de interesse da geodiversidade são indicados e podem ser utilizados na elaboração de roteiros educativos e geoturísticos. Após o lançamento do atlas em 2022 e um período inicial de aplicação, a Secretaria Municipal de Educação solicitou aos autores um curso de formação continuada para professores com foco em aplicações do Atlas Macacu. Como a carga horária não permitiu abordar integralmente o conteúdo do capitulo, a estratégia adotada foi discutir conceitos de geodiversidade com aplicações no mapa de relevo. As práticas foram elaboradas de forma a atender o primeiro segmento do ensino fundamental, principal público-alvo do curso. O material utilizado incluiu a versão impressa do Atlas Macacu, mapa-mudo de padrões de relevo elaborado pela equipe do CIGEO-Macacu, cópias dos perfis topográficos do capítulo, lápis de cor, tesoura e fita adesiva. Na primeira prática foi trabalhado o mapa de padrões de relevo do município. As unidades de relevo foram apresentadas utilizando imagens e fotos do Atlas Macacu, iniciando pelos relevos montanhosos dos maciços alcalinos e da escarpas da Serra do Mar, seguidos pelas planícies fluviais e flúvio-marinhas e finalizando nos relevos colinosos. Em cada etapa foram coloridos polígonos do mapa-mudo e a legenda de cada unidade, de acordo com o mapa de relevo do Atlas Macacu. Ao mesmo tempo em que os instrutores apresentavam imagens locais, os professores reconheceram formas de relevo próximas à escola ou à residência, o que facilitou o aprendizado. O conceito de perfil topográfico foi apresentado na segunda prática. Foram distribuidas cópias impressas dos três perfis do Atlas na mesma escala horizontal do mapa de relevo. Os perfis foram recortados de forma a deixar uma aba abaixo para dobra e sobreposição no mapa. Utilizando-se a fita adesiva, os perfis foram colados no mapa de relevo conforme a posição indicada pelos seus tracejados. O efeito final foi semelhante a uma maquete e forneceu uma visão tridimensional do relevo, uma vez que os perfis atravessam a área do município em diversas direções. Ao final das práticas os professores exibiram seus mapas e perfis, passando a identificar com rapidez as formas de relevo do municipio. Um trabalho de campo integrado entre os módulos de conteúdo do Atlas está previsto ao fim do curso de formação, no qual as principais formas de relevo serão percorridas.

Palavras Chave

geoeducação; Geodiversidade; Ensino Fundamental; Atlas Macacu

Área

TEMA 04 - Geodiversidade, Geoturismo e Geoconservação

Autores/Proponentes

Miguel Tupinambá, Marcus Felipe Emerick Soares Cambra, Gabriel Lamonier de Freitas Fernandes, Daniel Luiz Polo Roberti, Luiz Fernando Leite Zavoli, Eduardo Pires Nunes da Costa