51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

EXPLORANDO GEOCIÊNCIAS COM MINECRAFT: UMA ABORDAGEM LÚDICA PARA O ENSINO DE MINERAIS E ROCHAS

Texto do resumo

No contexto educacional contemporâneo, é fundamental adotar abordagens inovadoras para envolver e educar crianças em áreas científicas complexas. As geociências oferecem um vasto campo de estudo, que pode ser desafiador ensinar de forma acessível e empolgante para crianças em idade escolar. Além disso, a abordagem dos conceitos geológicos no ensino básico brasileiro muitas vezes é fragmentada e superficial. Portanto, é crucial aprimorar a qualidade do ensino desses conteúdos, não apenas para a aquisição de conhecimento científico, mas também para a formação de uma visão abrangente do funcionamento da Terra e o cultivo de um pensamento crítico e consciente do ambiente em que vivemos, bem como a preservação dos recursos naturais. Este projeto de extensão propõe uma solução criativa e eficaz para esse desafio, explorando o potencial do jogo Minecraft como uma ferramenta para o ensino das geociências. O uso do Minecraft como método educacional tem ganhado destaque devido à sua capacidade de criar ambientes imersivos e interativos, que estimulam a exploração e a aprendizagem ativa em ambientes geológicos. Ao aplicar essa tecnologia ao ensino das geociências para crianças, podemos superar as barreiras de aprendizado, tornando conceitos abstratos mais acessíveis e tangíveis. Além disso, ao integrar o aprendizado de minerais e rochas com a familiaridade e o interesse natural das crianças por jogos digitais, podemos promover uma maior retenção de conhecimento e engajamento. Este projeto busca, não apenas ensinar conceitos científicos, mas também cultivar uma paixão duradoura pela descoberta e compreensão do mundo natural. Em 2023, foi realizada uma visita em uma escola na cidade de Curitiba/PR, a fim de testar a metodologia adotada. Foi escolhida uma turma de 19 alunos, com idades entre 7 e 8 anos, pertencentes ao 3º ano do ensino fundamental. A metodologia utilizada incluiu uma apresentação multimídia dos conceitos fundamentais relacionados a minerais e rochas, enfatizando a comparação entre os minerais presentes no mundo real e aqueles representados no Minecraft, proporcionando uma abordagem tangível e comparativa para fortalecer o entendimento dos alunos sobre os conceitos geológicos, em seguida, os alunos tiveram acesso aos minerais reais e ferramentas de descrição como lupa, imã e placa de porcelana. A avaliação consistiu em cada aluno escolher dois minerais para realizar uma descrição com base nas propriedades físicas, como cor, hábito, dureza, traço e magnetismo, ao final, os alunos desenharam e nomearam os minerais. As descrições foram corrigidas atribuindo-se notas de 0 a 10, os resultados mostraram que 26% dos alunos obtiveram notas entre 2,6 e 5,0, 42% entre 5,1 e 7,5 e 32% entre 7,6 e 10,0. Constatou-se que as maiores dificuldades entre os alunos estavam na compreensão do significado de cada propriedade física, destacada por confusões entre hábito e dureza. Entretanto, a maioria dos alunos assimilou o conceito de minerais e rochas, além de como realizar descrições. O entusiasmo dos alunos com o aprendizado associado ao jogo se mostrou bastante evidente, comprovando assim, a eficácia da ferramenta. Os próximos passos do projeto consistem em aprimorar a metodologia, buscando uma maior integração do mundo virtual com o real, através de materiais lúdicos e da criação de ambientes dentro do jogo, além da introdução de novos conceitos como ciclo das rochas, ambientes de erosão e sedimentação e utilização de recursos minerais no cotidiano.

Palavras Chave

Ensino básico; Geociências; minerais; Rochas; Minecraft.

Área

TEMA 01 - Geociências para a sociedade e Geoética

Autores/Proponentes

Gabriel Luis Collares Alcântara Silva, Marcello Henrike Zanella, Ingrid Maria Geraldino Almeida, Bruno Eifler Greinert , Gabriel Sereneski Rocha, Anelize Manuela Bahniuk Rumbelsperger