51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

Explorando fósseis e minerais em atividades de disseminação de geociências pelo programa SGBeduca no estado de São Paulo e sul de Minas Gerais

Texto do resumo

O SGBeduca é um programa do Serviço Geológico do Brasil (SGB) que dissemina conhecimento geocientífico ao público, com foco especial no público escolar. Entre os diversos materiais e atividades do programa, foram desenvolvidos ao longo dos anos 2023 e 2024, pela equipe de São Paulo, dois tipos de atividades presenciais em escolas do estado de São Paulo e do sul de Minas Gerais, nas cidades de Apiaí, Botucatu, São Paulo e Poços de Caldas. A primeira atividade, destinada a alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, consistiu numa oficina de pintura de réplicas de fósseis. Uma grande mesa foi preparada com réplicas em gesso de fósseis de sete animais, cada uma com um cartaz indicativo: Trilobita, Amonite, garras de Deinonychus e de Velociraptor, dentes de Tiranossauro Rex e de Megalodon e garra de Lestodon (preguiça gigante). Em turmas de 20 a 60 alunos, foi feita uma apresentação interativa sobre cada um dos animais cujas réplicas estão presentes e como funciona o processo de fossilização. Os alunos foram incentivados a fazer perguntas. Após a palestra, cada aluno escolheu duas ou três réplicas para pintar com guache, em grupos, sem restrições quanto a cores ou estilos. Ao final da atividade, os alunos levaram para casa as réplicas pintadas. Observou-se que muitos não sabiam a que animais pertenciam as réplicas escolhidas, o que esvaziava o propósito da oficina. Para contornar isso, adicionamos um desafio: apenas os alunos que soubessem o nome dos fósseis poderiam levá-los para casa. Embora não cobrássemos individualmente cada aluno, isso aumentou o interesse em ler os cartazes indicativos e em fazer uma escolha mais informada. Em contrapartida, muitos alunos começaram a escolher réplicas mais familiares (como T-Rex e Megalodon) para garantir que levariam o modelo no final da atividade. Também introduzimos uma folha guia com os nomes e desenhos estilizados dos fósseis, entregue no final da atividade, garantindo que todos soubessem o que estavam levando para casa. Levar a peça para casa introduz o tema geociências no âmbito familiar, pois as crianças compartilham as informações adquiridas na oficina. A segunda atividade, voltada para alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio, consistiu em palestra sobre geociências. Uma mesa é montada com uma grande variedade de amostras de minerais, rochas e fósseis. A palestra começa com a “geologia das coisas”, instigando os alunos a refletirem sobre a origem dos materiais que consomem e relacioná-los aos minerais, que são apresentados em seguida para que todos possam tocar e sentir suas características físicas (algo que não é possível em um museu, por exemplo). Em seguida, são apresentadas as três classes de rochas e os fósseis, também com amostras físicas, além de como conhecemos a estrutura interna do planeta Terra. A geologia local é trazida através do mapa escolar de rochas do estado (outro produto do programa SGBeduca) e do tempo geológico. A palestra é finalizada com o tema risco geológico, apresentando os mapas de risco e suscetibilidade do município, produzidos pelo SGB. No caso de alunos do ensino médio, também se discute brevemente a carreira em geologia, incentivando os interessados a seguir este caminho profissional. As atividades desenvolvidas nos três municípios abrangeram 17 escolas e 2.300 alunos, tendo um impacto efetivo na inserção dos temas de geociências na escola, alinhando-se aos temas da Base Nacional Comum Curricular.

Palavras Chave

Réplicas de fósseis; Geologia das coisas; Ensino Fundamental; Ensino Médio; Ensino de Geociências;

Área

TEMA 01 - Geociências para a sociedade e Geoética

Autores/Proponentes

Francisco Ferreira de CAMPOS, Gabriel Guimarães FACURI, Andrea SANDER