51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

DIVULGANDO AS GEOCIÊNCIAS NO PROJETO “OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS”: EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CAÇAPAVA DO SUL

Texto do resumo

Resumo: O ensino das Geociências para a sociedade mostra-se de fundamental importância, tanto para a compreensão da dinâmica do nosso planeta quanto para a familiaridade e proximidade da população com a academia. Há muitos caminhos para o ensino das Geociências à sociedade e um deles é a maior divulgação de práticas de estudos geológicos das universidades para as escolas. A ação “Geologia e sociedade”, desenvolvida junto ao Projeto “Olimpíadas Científicas”, visou fomentar o ensino de Geologia para os alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental das escolas públicas do município de Caçapava do Sul-RS. Ao utilizar-se processos de ensino-aprendizagem que buscam integrar ações teórico-práticas contempla-se a importância para a compreensão e facilidade na assimilação destas pelo aluno. O vislumbre das Geociências, principalmente da Geologia, permeia o campo das ideias que interligam os contextos naturais e cotidiano entre pessoas e rochas que, de certa forma, favorecem a construção do conhecimento cognitivo. Desta maneira, foram realizadas oficinas com dialogação de formação e origem dos diversos tipos de rochas e atividade prática de campo, com a realização de uma trilha na localidade de Minas do Camaquã, contando com atividades de interpretação ambiental e escalada em rocha. As ações se concentraram especialmente para o ensino fundamental, os quais foram protagonistas de apresentações dinâmicas envolvendo acontecimentos geológicos locais e globais. Além de algumas dinâmicas mostrando a formação do planeta Terra, sua estrutura interna, rochas e minerais. Sabe-se que o mérito do ensino e, consequentemente, o aprender não está pautado no uso desta ou daquela técnica de aprendizagem. É importante e mais produtivo o uso de várias técnicas, abrangendo um predomínio quantitativo centrado no aluno e um papel qualitativo de cada uma das técnicas de aprendizagem. Assim sendo, para que haja a compreensão da teoria, é necessário experimentá-la. Portanto, utiliza-se dos estímulos para o desenvolvimento dos alunos durante as ações. Define-se, assim, um novo nicho no ensino de Geologia, no qual compreende-se a indissociabilidade entre a Geologia e a sociedade que deve ser interpretada como um conjunto de conhecimentos e saberes. De maneira geral, nas ações foi possível perceber que os alunos se mostraram mais participativos e interessados durante as atividades práticas. O comprometimento dos alunos durante o transcorrer das ações foi positivo. Diante dos resultados obtidos ficou clara a interação e o estímulo fomentadas pelas ações dos alunos, principalmente quando são abordados assuntos entre Geologia e sociedade. Tais atividades ajudaram no aprimoramento do aprender a conhecer, a fazer e a ser do aluno.

Palavras Chave

geoeducação; ensino-aprendizagem; divulgação;

Área

TEMA 01 - Geociências para a sociedade e Geoética

Autores/Proponentes

Leilane Cristina Coelho Sousa, Priscila Lasas Copola, Paulo Eduardo Garcia, Vitalino Cesca Filho, Cristina Heredia Gomes, Tiago Rafael Gregory, Vinicius Matté