51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

INFLUÊNCIA DA MONITORIA NA DISCIPLINA ‘SISTEMA TERRA’ NO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E ACADÊMICO DOS DISCENTES

Texto do resumo

A componente curricular ‘Sistema Terra’ é cursada pelos alunos que ingressam no primeiro semestre dos cursos de Geologia, Geofísica e Engenharia de Minas do Campus Caçapava do Sul, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Esta disciplina serve como primeiro contato e introdução às Geociências e à Geologia. O conteúdo abrangido envolve todos os aspectos da Geologia, o que torna necessária a complacência de discentes que estejam mais avançados dentro da graduação. Visando tal necessidade foi possível criar um programa de desenvolvimento acadêmico aspirando a monitoria do componente curricular ‘Sistema Terra’. Para explorar a origem e desenvolvimento da Terra, incluindo sua estrutura interna e externa, desde a sua formação, é essencial a realização de aulas práticas, interativas e atividades expositivas, em ambiente de sala de aula e práticas de campo. No decorrer dessas atividades, o monitor tem um papel fundamental no auxílio aos graduandos a compreender melhor determinados aspectos das geociências. O objetivo do monitor orientado por um docente, é apresentar tarefas que possam ser desempenhadas tanto durante as aulas teóricas quanto nas práticas, com o intuito de qualificar e estimular as questões didáticas, aprimorando a aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes. Também é necessário desenvolver práticas de apoio e acompanhamento, como também recuperação de conhecimentos acadêmicos, conforme o planejamento da monitoria. Essas atividades proporcionadas pelo monitor são: (i) aulas de reforço da disciplina apresentada em sala de aula para tirar dúvidas, (ii) auxílio nas resoluções de exercícios e (iii) transposição didática, além da transmissão de conhecimentos acadêmicos durante aulas práticas de campo. Na qualidade de monitor, a proximidade etária é considerada facilitadora para um diálogo fluido e eficiente, além disso, o fato de termos níveis de curso parecidos contribui ainda mais para essa interação, pois compartilhamos experiências e desafios similares, o que nos permite compreender melhor as dificuldades e necessidades uns dos outros, criando um ambiente de aprendizado acessível e de colaboração, promovendo uma comunicação entre pares. A monitoria de Sistema Terra favorece a cooperação entre discentes e docentes, e tem seu êxito ao proporcionar, na aprendizagem e formação dos estudantes de graduação, uma maior qualidade pedagógica.

Palavras Chave

monitoria; sistema terra; Geociências; componente curricular.

Área

TEMA 05 - História e difusão das geociências

Autores/Proponentes

Bianca Munieweg da Silva, Giuseppe Betino de Toni, Matheus Silva Simoes