51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

PARÂMETROS HIDRODINÂMICOS DO AQUÍFERO CAUÊ NO SINCLINAL SANTA RITA, PROVÍNCIA MINERAL DO QUADRILÁTERO FERRÍFERO, MINAS GERAIS

Texto do resumo

O aquífero Cauê do sinclinal Santa Rita, possui 76 km² e localiza-se nos flancos da megadobra do sinclinal, porção leste da Província Mineral do Quadrilátero Ferrífero, estado de Minas Gerais, Brasil. Ele é caracterizado por estar em condição livre nas áreas aflorantes, e confinado sob as unidades do Grupo Piracicaba. Ele é poroso e fissural, heterogêneo e anisotrópico, constituído predominantemente por formações ferríferas e mineralizações de ferro de diferentes características de porosidade primária e secundária. O objetivo desse trabalho foi estimar o intervalo de valores dos parâmetros hidrodinâmicos a partir da interpretação de testes de bombeamento no aquífero Cauê. Foram analisados 18 ensaios de bombeamento, cinco testes de aquíferos com leituras da variação do nível d’água em poços de observação, e 12 testes de vazão máxima com a leitura no próprio poço de bombeamento. Os dados desses testes foram retirados de documentos de outorga do Instituto Mineiro de Gestão das Águas. Os parâmetros hidrodinâmicos determinados foram condutividade hidráulica (K), transmissividade (T) e coeficiente de armazenamento (S), através do software AquiferTest 2016.1, pelo método de Neuman (1975) que pode ser aplicado a aquíferos livres anisotrópicos. Os valores de T do Aquífero Cauê variam de 1,96x10-4 a 1,32x10-1 m²/s, e K entre 1,44x10-6 a 9,79x10-4 m/s. Essas diferenças de parâmetros se deve a anisotropia e a heterogeneidade do aquífero Cauê. O S varia de 2,0x10-2 a 21,4x10-1, o que indica uma condição predominantemente de aquífero livre. A avaliação dos resultados dos três parâmetros hidrodinâmicos indica que o Aquífero Cauê, na área de estudo, possui produtividade moderada a muito alta devido à sua heterogeneidade com base na classificação de produtividade de aquíferos de Diniz et al. (2012). Essa característica está diretamente ligada aos litotipos que compõem essa unidade, que podem possuir variação da porosidade primária e secundária interconectada.

REFERÊNCIAS: NEUMAN, S. P. Analysis of pumping test data from anisotropic unconfined aquifers considering delayed gravity response. Water Resources Research, v. 11, n. 2, p. 329-342, abr. 1975.

DINIZ, J. A. O.; MONTEIRO, A. B.; FEITOSA, F. A. C.; FREITAS, M. A.; PEIXINHO, F. C. Metodologia para Elaboração de Mapas Hidrogeológicos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, 17, e ENCONTRO NACIONAL DE PERFURADORES DE POÇOS, 18, 2012, Bonito, MS. Resumos Expandidos... Bonito: Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS), 2012. p. 1-4.

Palavras Chave

Hidrogeologia; recurso hídrico; Água Subterrânea.

Área

TEMA 02 - Recursos Hídricos e Geociências Ambientais

Autores/Proponentes

Bruno Pandolf Ladeira, Igo Souza Tavares, Thomaz Augusto Vasconcellos Vidal, Rodrigo Sérgio De Paula, Paulo Henrique Ferreira Galvão, Débora Silvano Moreira, Jorge Geraldo Roncato Junior, Alexa Carmo Testi Moreira, Vitória Gomes Macêdo, Izamara Martins Verteiro