51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

REORGANIZAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DO ACERVO DE AMOSTRAS DE ROCHAS E LÂMINAS PARA O ENSINO DE GRADUAÇÃO EM PETROGRAFIA ÍGNEA DA FACULDADE DE GEOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)

Texto do resumo

O Instituto de Geociências (IG) da Universidade Federal do Pará (UFPA) conta com dois laboratórios voltados para o ensino de petrografia ígnea na graduação: Laboratório Petrográfico I e II, vinculados à Faculdade de Geologia (FAGEO). Esses laboratórios possuem uma rica coleção de amostras macroscópicas e microscópicas de rochas ígneas, que são utilizadas para o estudo prático dos discentes da disciplina de petrologia ígnea, que é a base para as disciplinas de Mapeamento Geológico II, Economia Mineral, Microscopia de Minérios, entre outras. Contudo, esse material didático necessitava ser reorganizado para ser mais bem aproveitado pelos docentes e discentes da disciplina. A aquisição de novas amostras e lâminas delgadas, provenientes de atividades de campo da FAGEO, enriqueceu a coleção e precisavam ser selecionadas, organizadas e catalogadas. Desta forma, fez-se necessária a organização e catalogação desse material com o objetivo de melhorar os recursos didáticos disponíveis para o ensino da petrografia ígnea para alunos de graduação e da FAGEO. As amostras receberam as siglas iniciadas com “I”, de ígneas, para diferenciá-las das outras amostras do laboratório (sedimentares e metamórficas). Conforme o livro de registro das amostras e com a inclusão das novas, haveria 579 amostras, contudo, nota-se que muitas destas não estão nos laboratórios. Antes deste projeto, as amostras eram originalmente armazenadas sem identificação precisa ou detalhamento adequado, dificultando sua utilização e, especialmente, a localização efetiva em aulas práticas. Reconhecendo isso, o projeto focou na revisão do sistema de catalogação existente, que se baseava em um caderno físico antigo, para refletir as amostras atualmente disponíveis e incluir novas amostras e lâminas ainda não catalogadas. Os dados atualizados encontram-se agora disponíveis digitalmente, por meio de planilha Excel, para, posteriormente, criar-se um acervo digital dessas amostras. As amostras foram categorizadas em grupos de rochas plutônicas, vulcânicas e subvulcânicas, e, dentre o acervo, destacam-se amostras provenientes de locais geologicamente significativos, incluindo Peterleinstein Fichtelgebirge, na Alemanha; Isla Victória em Bariloche, Argentina; Algarrobo, no Chile; e Bushveld, na África. Além disso, algumas rochas e lâminas possuem características ou origens particulares que podem ser interessantes para estudos detalhados, como, por exemplo, anortositos e hornblenditos presentes no acervo. Além de enriquecer os recursos didáticos do laboratório, este trabalho possibilitou aprimorar significativamente a qualidade do ensino de petrografia ígnea. A expectativa é que essa organização melhore a eficiência das aulas práticas e a compreensão dos alunos sobre processos ígneos complexos, por meio da observação direta e estudo de amostras representativas de diversas localidades geológicas do mundo.

Palavras Chave

material didático; ensino de petrologia; educação em geociências

Área

TEMA 05 - História e difusão das geociências

Autores/Proponentes

Naiara Helena Ferreira Braz, Silvino Saraiva Sousa Neto, Maristela Beatriz Oliveira Barbosa