51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

INTERAÇÃO UNIVERSIDADE - ESCOLA - COMUNIDADE: ARTICULAÇÕES POR MEIO DO LUGAR PROMOVEM EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS DA TERRA

Texto do resumo

Introdução. Os temas das Ciências da Terra associados aos estudos do lugar promovem a contextualização. A literatura propõe que a educação seja baseada no lugar. Tratar o lugar e a cidade como objeto de estudo e de ensino contextualiza os tópicos de distintos componentes curriculares e, ao mesmo tempo, despertam a afetividade dos estudantes por lugares específicos e suas dimensões culturais ao tornar algo ordinário (cotidiano) em algo extraordinário (p.ex., matas urbanas, rios e enchentes, abastecimento de água e problemas ambientais do aquífero, destinação de resíduos sólidos). Há inúmeras possibilidades e alternativas de pôr o foco do ensino no lugar onde está situada a unidade escolar e, ao mesmo tempo, não perder de vista os vínculos com o conhecimento científico. A proposta de articular extensão universitária para professores do ensino básico por meio de intersecções construídas a partir do lugar e da interdisciplinaridade de alunos de distintos cursos (Geologia, Geografia, Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental e Ciências Sociais) pretende se debruçar sobre a crise ambiental e civilizatória de nossos dias. Procura aproximar professores de diferentes localidades de São Paulo (Fernão, Gália, Luis Antonio, Ribeirão Preto e Guarulhos) e suas múltiplas dimensões com implicações educacionais. Estão envolvidos participantes de três universidades paulistas (UNESP, UNICAMP e USP) com seus alunos de graduação. Objetivos. O objetivo principal desta proposta é articular atividades de alunos de graduação de diferentes instituições à preparação de professores do ensino básico para promover abordagens e questões locais ao Ensino de Ciências da Terra. Trata-se de promover ações extensionistas socioambientais e educativas envolvendo escolas da educação básica e a comunidade do entorno. Métodos. São cruciais as práticas socioeducativas que valorizam os estudos do lugar e envolvem as escolas para promover mudanças significativas na forma de compreender e enxergar o lugar onde vivem, de desenvolver o pertencimento e de valorizar os aspectos locais, simultaneamente melhorar a relação de universidades escolas e comunidades como parte da formação dos estudantes de graduação. Há uma literatura que valoriza o lugar como objeto de ensino e outra que se volta para atividades de campo. Esta atividade de extensão procura dialogar com esses dois conjuntos de referências. Resultados. Neste momento, as interações estão em curso e espera-se que, as ações extensionistas possam contextualizar os problemas socioambientais locais, integrar as comunidades universitária, escolar e local na busca por soluções, valorizando os aspectos da região em que vivem, podendo replicá-las em outras localidades, como processos contínuos de extensão universitária. O desenvolvimento de atividades que discutam a cultura escolar e sua relação com as diferentes áreas do conhecimento escolar. A interação entre a Universidade e unidades escolares pode indicar diretrizes para pesquisas, elaboração de políticas públicas e para a produção de materiais didáticos, bem como cria um ambiente para aperfeiçoar a formação dos professores do nível básico e põem estudantes de graduação diante de dilemas e desafios educacionais. As regiões incluídas no processo possuem características diversas, seja pelo meio físico, seja em termos sócioeconômicos. Conclusão. A perspectiva é que as ações promovem a autonomia do professor do ensino básico para decidir sobre o que e o como ensinar.

Palavras Chave

Ciências da Terra - Geologia - Geografia; Pedagogia do lugar; Extensão universitária

Área

TEMA 05 - História e difusão das geociências

Autores/Proponentes

Pedro Wagner Gonçalves, Denise De La Corte Bacci, Silvia Aparecida de Sousa Fernandes