51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

PADRÕES DE LINEAMENTOS E CONTROLE ESTRUTURAL, TECTÔNICO E NEOTECTÔNICO NO RELEVO DA REGIÃO DE PANCAS (ESPÍRITO SANTO, SUDESTE DO BRASIL)

Texto do resumo

Introdução

A área estudada é caracterizada por padrões de relevo com forte controle estrutural e tectônico, também apresenta densidade alta de falhas/fraturas. Inserida no Compartimento do Embasamento Pré-cambriano, correspondente à faixa móvel Orógeno Araçuaí e apresenta uma importante feição tectono-estrutural, a Faixa Colatina (NNW-SSE), além de litologia diversificada e abrangida por dois domínios morfoestruturais. A análise de lineamentos (Figura 1) tem sido uma ferramenta útil para pesquisas em áreas que podem indicar locais de ocorrências de estruturas geológicas importantes, dessa forma, comprovando a influência estrutural e/ou tectônica na evolução do relevo.

Objetivos

A pesquisa teve como objetivo principal, investigar o controle litoestrutural, tectônico e neotectônico no relevo da região de Pancas (Espírito Santo, Sudeste do Brasil), a qual é de fundamental importância para o entendimento da evolução do relevo na região.

Método

A metodologia foi organizada em análises de gabinete e de campo. Em gabinete foram gerados mapas de lineamentos e de trends estruturais, a partir da técnica de extração manual, utilizando ferramentas de edição do software ArcGIS 10.3.1™, sobre um MDE com diferentes iluminações artificiais (escala 1:110.000) e geradas rosetas de orientação. Em campo foram identificadas estruturas geológicas, feições morfotectônicas e afloramentos com falhas neotectônicas. Os mapas geológicos e geomorfológicos foram organizados/elaborados com o ArcGIS e as bases cartográficas configuradas no sistema de projeção UTM e DATUM SIRGAS 2000, zona 24S, posteriormente analisados e comparados com os dados das orientações dos lineamentos decalcados, com a orientação das falhas de afloramentos estudadas e com a literatura existente.

Resultados

Os resultados apresentaram orientações NW-SE/NNW-SSE e NE-SW/NNE-SSW, com a predominância das orientações NNW-SSE e NW-SE identificadas na análise dos lineamentos e dos trends estruturais, semelhantes com as orientações das falhas geológicas e das falhas neotectônicas presentes na área estudada, refletindo a estruturação regional da área, apresentando as mesmas orientações da Faixa Colatina. As orientações secundárias do Orógeno Araçuaí (NE-SW), a identificação de feições morfotectônicas, a presença de diferenças topográficas abruptas (perfis topográficos) – figura 2, a identificação de regiões tectônicas (mapa de superfície de bases) e de blocos tectônicos (perfil em varredura) – figura 3 demonstram o controle tectônico no relevo da região de Pancas-ES, atingindo o objetivo desta pesquisa.

Conclusão

A caracterização das principais orientações dos lineamentos e dos trends estruturais demonstrou a predominância NW-SE/NNW-SSE e, secundariamente, NE-SW/NNE-SSW. A integração dos dados dos mapeamentos com os dados analisados em campo permitiu o reconhecimento de uma importante correlação entre lineamentos, Orógeno Araçuaí, Faixa Colatina, litologias e eventos neotectônicos descritos na literatura para o estado do Espírito Santo, mostrando que, além do evidente controle litoestrutural, o relevo está condicionado pelos regimes de tensões neotectônicas.

Palavras Chave

controle estrutural; lineamento; relevo.

Área

TEMA 17 - Tectônica e Evolução Geodinâmica

Autores/Proponentes

Marcos Cesar Luna da Silva, Luiza Leonardi Bricalli