51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

PetroCycle – Automatizando a identificação e correlação da ciclicidade de fácies em alta resolução em Python

Texto do resumo

Estudos geológicos envolvendo dados de poços frequentemente enfrentam desafios significativos devido à complexidade dos dados e à falta de compatibilidade entre os softwares disponíveis. A análise precisa e a interpretação adequada desses dados muitas vezes exigem a aplicação de diferentes algoritmos e técnicas. No entanto, a falta de uma ferramenta única e integrada para manipulação e aplicação desses algoritmos dificulta ainda mais o processo. Diante desse cenário, surge a necessidade de uma solução que seja de fácil utilização e que ofereça uma variedade de algoritmos para análise de dados de poços.
Nesse contexto, apresentamos o PetroCycle, que se destaca como uma ferramenta projetada para suprir essa demanda. Ele oferece uma interface simples e intuitiva, permitindo que os usuários manipulem os dados com facilidade. Além disso, o PetroCycle disponibiliza uma variedade de algoritmos para a análise de dados de poços, incluindo métodos de decomposição e transformação, bem como técnicas para interpretação da estratigrafia de sequências e correlação de diferentes séries, tornando-o uma ferramenta indispensável para os estudos geológicos.
Os algoritmos foram criados e refinados de forma colaborativa, com profissionais da computação e da geologia. Durante o processo, os algoritmos foram avaliados por especialistas, que forneceram feedback e sugestões de melhorias. As demandas por diferentes utilidades também foram consideradas.
Esse processo resultou em uma ferramenta em Python robusta e versátil para análise de dados geológicos de poços projetada para atender às necessidades específicas da exploração de petróleo no pré-sal brasileiro. Nela é possível fazer leitura de dados nas extensões .dlis, .las e .csv, tanto de dados de poços quanto de interpretações de ciclos e fácies indexadas na profundidade. Transformar e filtrar séries com diversos métodos como filtro gaussiano, média móvel, LOWESS com diferentes parametrizações bem como realizar recortes nos dados e também filtragem compostas como o PEFA e INDTEL.
Na análise dos sinais é possível visualizar decomposições do dado em métodos de Fourier, Wavelets e SSA bem como inferir ciclos estratigráficos de alta frequência com métodos de Markov em fácies e dados de raio gama, de média frequência a partir dos ciclos de alta frequência com método estatístico autoral e de média e baixa frequência com a reconstrução espectral do SSA.
Na ferramenta ainda é possível realizar a correlação de múltiplos poços e múltiplas curvas simultaneamente, com diferentes parametrizações dados os conhecimentos geológicos sobre os poços, apresentando o resultado em diferentes visualizações em conformidade com a espacialidade dos dados.
Portanto o PetroCycle surge como uma resposta aos desafios enfrentados nos estudos geológicos de poços, oferecendo uma solução integrada e de fácil utilização para análise de dados. Desenvolvido de forma colaborativa entre especialistas de computação e geologia em projeto de pesquisa, o PetroCycle disponibiliza uma variedade de algoritmos e técnicas para análise de dados de poços, desde a leitura e transformação dos dados até a inferência de estratigrafia de sequências e correlação de diferentes séries. Com uma interface simples e intuitiva, o PetroCycle é uma ferramenta indispensável para os estudos geológicos, permitindo aos usuários manipular e analisar seus dados de forma eficiente e precisa.

Palavras Chave

python; Ciclos; Automatização

Área

TEMA 16 - Geoquantificação e Geotecnologias

Autores/Proponentes

Felipe Alves Farias, Daniel Carnier Fragoso, Gabriel Morais Coutinho, Douglas Guimarães Macharet, Márcio Vinicius Santana Dantas, José Arthur Oliveira Santos, Humberto Luís Siqueira Reis, Danilo Gomes Vomlel, Kaio Henrique Masse Vieira, Thomas Jung Spier, Heitor Gonçalves Leite, Mariana Meireles Leite