51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

MINERAIS E ROCHAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS DO BRASIL: CADERNO PARA PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL

Texto do resumo

O Serviço Geológico do Brasil – CPRM através do Programa SGBeduca, desenvolveu o caderno do professor relacionado ao assunto de minerais e rochas. O caderno do professor é um guia que tem como objetivo reunir informações e dados sobre minerais e rochas, publicados no site do SGBeduca (https://sgbeduca.sgb.gov.br/), e que possam ser utilizados gratuitamente em salas de aula, no ensino fundamental II, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC. O caderno do professor será disponibilizado no site do SGBeduca até julho de 2024 e trará informações sobre: (i) a base conceitual (o que são minerais, mineralóides e rochas, estrutura cristalina dos minerais, composição química, arranjo atômico, as três grandes classes de rochas e exemplos de rochas e suas características); (ii) referências bibliográficas e de materiais disponibilizados no site do SGBeduca, que podem ser utilizados em conjunto com o caderno do professor, como exemplo: os mapas escolares de rocha, o livro “Dr. Pedrosa e Dra. Rocha no mundo dos minerais e rochas”, experiementos para criar cristais, infográficos, etc.; (iii) atividades para os professores desenvolverem em salas de aulas; e (iv) as habilidades descritas na BNCC para as aulas de ciências e geografia do 6° e 7° ano do ensino fundamental II. Em relação a BNCC, para componente de ciências do 6° ano, o caderno do professor se encaixa na unidade temática de “Terra e Universo” e apresenta informações para que o professor possa desenvolver as habilidades de identificação dos tipos de rocha, e para isso se apoia no livro “Dr. Pedrosa e Dra. Rocha no mundo dos minerais e rochas”, sugerindo a leitura do livro pelas crianças. Para as aulas de geografia, do 6° ano, na unidade temática de “conexões e escalas”, são apresentados conteúdos para desenvolver a habilidade das crianças nas escalas cartográficas, padrões de relevo e de rochas, e é recomendado a utilização dos mapas escolares de rochas. E para as crianças e pré-jovens do 7° ano, nas aulas de geografia, são apresentados conteúdos para a unidade temática de “formas de representação e o pensamento espacial”, dando prosseguimento a interpretação e distribuição espacial dos mapas escolares de rochas. O caderno do professor também está ricamente ilustrado com fotografias e figuras de minerais, rochas e sistemas cristalográficos.

Palavras Chave

Educação; divulgação das geociências; BNCC

Área

TEMA 05 - História e difusão das geociências

Autores/Proponentes

Patricia DURINGER Jacques, Andrea Sander, Francisco Ferreira Campos