51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

RECUPERAÇÃO DE DADOS GEOQUÍMICOS: VALOR E DESAFIOS

Texto do resumo

Introdução: O banco de dados corporativo do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) desempenha um papel fundamental na pesquisa geocientífica e na divulgação dos trabalhos realizados pelo SGB-CPRM. No entanto, a mera acumulação de dados em grandes bancos corporativos não garante sua qualidade. A presença de dados obsoletos, duplicados e outros problemas pode dificultar sua utilização e aumentar custos desnecessários.
Objetivos: Ao longo da história, mudanças nos procedimentos e avanços nas técnicas de aquisição e armazenamento de dados têm dificultado a evolução linear do banco de dados do SGB-CPRM. Isso resultou na existência de registros com problemas e na ausência de outros que deveriam estar presentes. Para enfrentar esse desafio, a Equipe de Consistência de Dados (ERJ) tem conduzido diagnósticos detalhados e implementado medidas de correção, projeto a projeto.
Método: Ao longo da história, mudanças nos procedimentos e avanços nas técnicas de aquisição e armazenamento de dados têm dificultado a evolução linear do banco de dados do SGB-CPRM. Isso resultou na existência de registros com problemas e na ausência de outros que deveriam estar presentes. Para enfrentar esse desafio, a Equipe de Consistência de Dados (ERJ) tem conduzido diagnósticos detalhados e implementado medidas de correção, projeto a projeto.
Resultados: Em 2019, esta Equipe de Consistência de Dados da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais – DGM, concluiu a consistência locacional de 309 projetos, garantindo a padronização, e ainda a identificação e recuperação de 74.131 amostras de geoquímica (Sedimento de corrente, concentrado de bateia, solo, rocha), que por razões desconhecidas não haviam sido anteriormente cadastradas, finalizando com um quantitativo de 390.035, ou seja, um acréscimo de 23,47% sobre o diagnóstico inicial. Isso significa em valores atualizados, somente de amostragem RS 133.435.800,00 (Cento e Trinta e Três Milhões, Quatrocentos e Trinta e Cinco Mil e Oitocentos Reais) de informações geradas que não estavam disponibilizadas.
Motivação: A recuperação de dados geoquímicos visa proporcionar maior facilidade na entrada de dados, integração de bases, visualização integrada dos dados, eficiência do sistema e confiabilidade dos dados disponibilizados. Esses objetivos fundamentais impulsionam o desenvolvimento contínuo do projeto de consistência de dados e sua importância para a geociência e sociedade como um todo.



Palavras Chave

geoquímica; CONSISTÊNCIA DE DADOS; SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL; BANCO DE DADOS HISTÓRICOS; LEGADO

Área

TEMA 01 - Geociências para a sociedade e Geoética

Autores/Proponentes

ALESSANDRA PACHECO CARDOSO MOREIRA