51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

CARACTERÍSTICAS DO FLÚOR: ORIGENS GEOLÓGICAS E IMPACTOS NA SAÚDE PÚBLICA

Texto do resumo

O flúor corresponde a um elemento químico encontrado na crosta terrestre, são encontrados em materiais geológicos e em corpos hídricos pelo intemperismo das rochas. As concentrações de flúor não são encontradas de forma homogênea devido à temperatura, pH, complexos minerais, íons precipitados e coloides, solubilidade de minerais, capacidade de troca cátions (CTC) de minerais (absorção em argilominerais), granulometria e litologia, tempo de residência nas águas.
Suas principais características físico-químicas são a ampla distribuição, porém não é identificado em todo tipo de rocha ou água, e diferentes concentrações presente em inúmeros organismos vivos. Os teores de fluoreto podem ser liberados na água de forma natural, ocasionados pelos minerais presentes nas rochas, que podem liberar flúor em solução ou concentração. Corresponde a um elemento do grupo dos halogênios e é eletronegativo formando íons de fluoreto em solução, já os complexos formam ácido silícico em condições de pH básico. Em condições ambientes de superfície são geralmente encontrados em complexos de Alumínio, Ferro e Foro, em ambientes ácidos.
O flúor é um elemento litófilo e valor máximo de concentração é 850 - 1200 ppm, as principais rochas onde são encontrado são em ígneas alcalinas, ácidas e intermediárias. O ciclo do flúor é apresentado pela liberação do elemento por meio das rochas, ocorre o processo de solubilidade e a hidrólise dos minerais. Os minerais de maior alterabilidade liberam maior quantidade flúor e os minerais menor alterabilidade são liberados lentamente em solução.
O flúor é encontrado em rochas e em minerais na fórmula de íons fluoreto e OH- ou ânion com minerais de Fluorita (CaF2), Topázio (Al2F2(Si)4), Apatita e Micas. Os Anfibólios nas rochas ígneas são comum e são responsáveis pelo teor de flúor encontrado e as concentrações de flúor normalmente encontrada em rochas comuns são entre < 100 a > 1000 ppm.
A alteração dos minerais pelo processo de hidrólise aumenta a concentração de fluoreto em águas subsuperficiais e as precipitações ocorrem na forma de Fluorita - CaF2, Sellaite - MgF2 e Fluorapatita - Ca5(PO4)3F. A concentração do flúor podem ocorrer em rochas ácidas (Riolitos e Ignimbritos), intermediárias (Andesitos), (Basaltos e Basaltos Picríticos) e ultrabásica (Carbonatitos e Fonolitos).
Portanto, a presença de flúor na água é decorrente do intemperismo e a interação entre a rocha-solo-água, ocasionado a concentração de fluoreto águas subterrâneas e superficial, sendo uma ocorrência natural. Porém, a concentração de flúor também pode ocorrer por fontes antropogênicas (agricultura/fertilizantes) ou fontes industriais de alumínio e fabricação de fertilizantes, e as altas e baixas concentração do flúor podem ocasionar problemas de saúde pública.

Palavras Chave

Flúor; Fluoreto; Concentração; Rochas; minerais

Área

TEMA 02 - Recursos Hídricos e Geociências Ambientais

Autores/Proponentes

Eduardo Alves Cassiano