51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

CRIAÇÃO DO ESPAÇO DA GEODIVERSIDADE EM ESCOLA PÚBLICA DA GRANDE NATAL/RN

Texto do resumo

A ascensão da Geodiversidade ao mesmo patamar de relevância da Biodiversidade teve seu marco histórico coincidente com a Conferência da Organização das Nações Unidas (1992), portanto, uma temática recente dentro das Ciências da Terra. A Geodiversidade engloba os diferentes ambientes geológicos, os fenômenos e os processos ativos geradores de paisagens, rochas, minerais, solos e outros depósitos que constituem a base da vida na Terra. Entretanto, é notória a carência de estudos e desenvolvimento de pesquisas relacionadas à temática em questão, gerando uma lacuna no conhecimento com destaque para o ambiente escolar. A proposta em questão teve como objetivo preencher a lacuna existente a partir da criação do “Espaço da Geodiversidade” em escolas públicas da grande Natal. Trata-se de um ambiente disponibilizado dentro da escola específico para trabalhar conteúdos sobre Geodiversidade de forma interdisciplinar. O espaço dispõe de representações ilustrativas sobre elementos da Geodiversidade, como rochas, minerais e derivados do petróleo etc. O “Espaço da Geodiversidade” foi montado na “Escola Municipal Professora Aurora Costa de Carvalho”, localizada no município de Nísia Floresta. A metodologia do projeto se dá em 6 etapas: planejamento do espaço físico; elaboração do projeto de pintura; execução da pintura; montagem das bancadas de exposição; a inauguração, que contou com aulas e oficinas ministradas pela equipe do projeto sobre o tema central e, por fim, a realização de melhorias nos métodos utilizados. A pintura da sala com elementos relacionados a Geodiversidade juntamente com a montagem das bancadas foi realizada pelos bolsistas do projeto. Adicionalmente, com a realização dessa tarefa na escola parceira notaram-se ótimos resultados. Foi perceptível um maior engajamento dos estudantes nas aulas apresentadas, uma melhor compreensão da temática central, desenvolvimento da linguagem e habilidades de comunicação, entre outros aproveitamentos. Portanto conclui-se que tal atividade evidenciou sucesso na disseminação de conhecimentos sobre esse tópico. Ademais, dando continuidade na execução do programa espera-se alcançar, também, novos patamares para o tópico central, haja vista o recorrente déficit do termo Geodiversidade em comparação com o termo Biodiversidade. Por fim, foi observado uma boa recepção do "Espaço da Geodiversidade”, apresentando resultados satisfatórios, como mostrados anteriormente. Dessa forma, foi possível trabalhar a temática Geodiversidade, promover reflexões sobre o assunto, incentivar a curiosidade científica e a compreensão sobre a importância dos recursos naturais em nosso cotidiano e demonstrar que o "Espaço da Geodiversidade" é um instrumento educacional dinâmico e eficiente para explorar esse tema.

Palavras Chave

Ciência; Didático; Educação; Espaço; Geodiversidade.

Área

TEMA 04 - Geodiversidade, Geoturismo e Geoconservação

Autores/Proponentes

Guilherme da Silva Frota, Joanna Holanda Leite, Joab Gonçalves Santos, Rosiney Araujo Martins