51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

20 ANOS DE EDITORAÇÃO DE TERRÆ DIDATICA, UMA REVISTA ESPECIALIZADA EM GEOCIÊNCIAS E ENSINO

Texto do resumo

Resumo: Introdução. Terræ Didatica (TD) é a revista eletrônica do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp que conecta Geociências, Educação, Ensino, História da Ciência e Divulgação Científica, buscando atender a pesquisadores e profissionais dessas áreas, bem como geólogos, geógrafos, engenheiros, educadores ambientais, docentes, estudantes pré-universitários e universitários. Criada em 2005, a revista é um open access journal que obedece a rigoroso padrão de regularidade e pontualidade. O acesso é livre e gratuito nos websites do Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos (PPEC-Unicamp) [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td]. O link correspondente no portal do IG mantém o formato antigo, mas remete ao link do PPEC. Objetivos. Esta comunicação analisa a classificação de Terræ Didatica no Sistema Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES-MEC) que entre 2017 e 2020 ficou na meritória categoria A2 pela Área 46-Ensino e B1 pela Área de Geociências. Métodos. TD recebe apoio do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), na área de Aprimoramento técnico – Exatas, Modalidade: Bolsa Auxílio Social, nos eixos universitários de ensino, pesquisa e extensão. As tarefas dos bolsistas de qualquer área de formação oferecem-lhes contato com as Ciências da Terra. Eles participam das etapas de avaliação editorial, da indexação, da revisão dos manuscritos, da avaliação de similaridade no ambiente Turnitin e contribuem na cuidadosa revisão de provas de cada artigo, com vistas à publicação final. Resultados. Em 2018, a fusão dos periódicos do IG-Unicamp Terræ Didatica e Terræ gerou um perfil editorial inédito. A revista aceita resultados de pesquisas acadêmicas que: (a) aprofundem o conhecimento da natureza; (b) contribuam para uma reflexão jurídico-ambiental sobre conservação da natureza; (c) abordem o ensino e a aprendizagem nas formações profissionais específicas de Geologia, Engenharia, Biologia e outras; (d) capacitem tomadores de decisão nos campos de meio ambiente, mineração e explotação de recursos energéticos, como petróleo, gás e energias renováveis. A periodicidade mudou gradualmente: anual de 2005 a 2009 (1 número por volume); semestral entre 2010 e 2013 (dois números por ano); quadrimestral entre 2014 e 2017 (três por ano); trimestral em 2018 (quatro por ano); desde 2019 TD adota regime de publicação contínua. Os desafios são comuns a toda publicação periódica: obedecer ao escopo editorial, manter excelente nível de qualidade das publicações e garantir regularidade. A meta é manter a qualidade e o rigor de avaliação técnico-científica em padrão compatível com as melhores publicações internacionais. Conclusão. Graças ao perfil singular, no contexto das revistas científicas brasileiras, a criação do Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos ampliou o acesso e a difusão da revista.

Palavras Chave

Geografia; Geologia; História da Ciência; Educação; Divulgação Científica.

Área

TEMA 05 - História e difusão das geociências

Autores/Proponentes

Celso Dal Ré Carneiro, Sueli Yoshinaga Pereira, Fresia Soledad Torres Ricardi-Branco, Pedro Wagner Gonçalves , Priscila Pereira Coltri