51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

APLICAÇÃO DE MODELAGEM HIDROGEOLÓGICA NAS ETAPAS DE DESCARACTERIZAÇÃO DE BARRAGEM DE REJEITOS DE MINERAÇÃO

Texto do resumo

A descaracterização de barragens de rejeitos construídas pelo método de alteamento a montante tornou-se um procedimento obrigatório segundo a legislação brasileira. É da maior importância aumentar as condições de segurança nas áreas a jusante das barragens, para que estas estruturas não representem riscos para as comunidades vizinhas e para o meio ambiente. Além disso, a descaracterização de uma barragem deve atender aos requisitos normativos técnicos de engenharia ambientais e legais, para permitir que as extensas áreas ocupadas pelos rejeitos sejam adequadamente restauradas para usos futuros seguros.
A elaboração de um projeto de descaracterização requer estudos detalhados em várias disciplinas, dentre os estudos fundamentais, estão os Estudos Hidrogeológicos, necessários em todas as etapas do processo. Esses estudos contemplam investigações sobre o fluxo das águas subterrâneas, elevação do nível de água e carga hidráulica, parâmetros hidráulicos do meio (rejeitos, materiais estruturantes e fundação), interação entre águas superficiais e subterrâneas, qualidade e química das águas subterrâneas e superficiais, impactos nos recursos hídricos, vulnerabilidade de contaminação ou deterioração das águas.
Com base nessas informações, são desenvolvidos modelos hidrogeológicos que organizam e sintetizam as informações compiladas, os dados obtidos em campo e em laboratório, proporcionando uma compreensão sistemática e holística das condições do local.
Os Modelos Hidrogeológicos (MH) desempenham um papel fundamental ao subsidiar a seleção das melhores alternativas, estratégias e métodos de descaracterização, além de apoiar a elaboração dos projetos conceituais, básicos e executivos. Durante as obras, os modelos contribuem para a organização dos dados de monitoramento, permitem o acompanhamento e gerenciamento da situação hidrogeológica atual e fazem prognóstico das condições de fluxo e níveis freáticos, em cada etapa construtiva do projeto.
Os MH estimam cenários críticos e potenciais riscos geotécnicos, de engenharia e ambientais. Ao final das obras, por meio do monitoramento contínuo, os dados inseridos nos modelos permitirão a avaliação dos aspectos hidrogeológicos e geotécnicos da estrutura, garantindo que seja observada sua estabilidade física e química, condição indispensável para a efetiva descaracterização e descadastramento da barragem.
Este artigo exemplifica como os Modelos Hidrogeológicos Conceitual e Numérico, podem ser utilizadas como ferramentas indispensáveis em todas as etapas do processo de descaracterização de uma barragem de rejeitos de mineração. O uso desses modelos garantirá suporte para as melhores decisões técnicas neste contexto.

Palavras Chave

Descaracterização; Hidrogeologia; Barragem de Rejeito; Modelagem de Fluxo de Águas Subterrâneas

Área

TEMA 03 - Risco Geológico, Geologia de Engenharia e Barragens

Autores/Proponentes

Ana Carolina Neves, Waldemar Felitti