51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

Aplicação de aerolevantamentos com sensor Lidar para prospecção de cavidades em minério de ferro

Texto do resumo

O uso de sensores Lidar embarcados em drones para o levantamento topográfico de áreas com potencial para ocorrência de cavernas em minério de ferro, representa uma importante inovação na prospecção de cavidades. Atualmente, as prospecções realizadas por empresas de mineração atendem às exigências dos órgãos ambientais por meio de caminhamentos terrestres, envolvendo elevados riscos operacionais e grande dispêndio de tempo. O objetivo deste trabalho é demonstrar as vantagens da tecnologia Lidar para prospecção de cavidades, complementando métodos convencionais de sensoriamento remoto, trazendo abordagens mais seguras e eficientes.
Levantamentos com sensores Lidar oferecem a vantagem de penetrar a vegetação e fornecer dados detalhados a nível do solo, revelando feições geomorfológicas indicativas de cavernas, como dolinas, erosões, drenagens e quebras de relevo. Além de identificar possíveis entradas de cavernas, essa tecnologia pode delimitar áreas com baixo ou nulo potencial espeleológico, otimizando a gestão de riscos e reduzindo a necessidade de caminhamentos terrestres. Apesar da eficiência e segurança proporcionadas pelos levantamentos Lidar, há escassa bibliografia em língua portuguesa sobre seu uso para essa finalidade, resultando em pouca regulamentação e normativas que orientem sua aplicação prática.
Este estudo de caso foi conduzido em uma área adjacente a um projeto de mineração, onde foram realizados levantamentos Lidar para identificar locais com maior potencial espeleológico. Os resultados indicaram a aplicabilidade da tecnologia na determinação de áreas propensas à presença de cavernas e na integração da topografia de superfícies com o escaneamento interno das cavidades, proporcionando uma visão abrangente e detalhada da geografia subterrânea e de superfície.
Este trabalho visa não apenas apresentar resultados técnicos e aplicáveis, mas também fomentar a discussão sobre a adoção de tecnologias inovadoras como o Lidar na prospecção de cavernas, promovendo uma prática que integra segurança operacional, gestão de riscos e eficiência. Espera-se que este estudo sirva como referência e incentivo para a implementação dessas tecnologias em operações de mineração, contribuindo para a ampliação das práticas de geoprocessamento e a segurança no setor.

Palavras Chave

LiDAR; prospecção; segurança operacional; inovação; Geoprocessamento.

Área

TEMA 16 - Geoquantificação e Geotecnologias

Autores/Proponentes

Bruno Fernandes Aguiar, Ramon Araujo, Guilherme Passos Ribas, Alexandre Gontijo