Dados da Submissão
Título
CLUBES TEMÁTICOS DA COLEÇÃO DIDÁTICA “SALA DE VIVÊNCIAS HOLÍSTICAS”: FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Texto do resumo
A “Sala de Vivências Holísticas” é uma coleção didática da Escola Municipal Herbert Moses (Jardim América/RJ), que apresenta objetos ligados a geodiversidade e biodiversidade, bem como artefatos históricos, peças da 2ª guerra mundial e da escravidão do Brasil, jogos relacionados às disciplinas de matemática e português, e materiais ligados a artes (fabricação de tinturas). Trata-se de um espaço criado para que os alunos possam aprender todas as matérias que compõem o currículo de ensino fundamental II na prática e, também, possam despertar demais interesses acadêmicos de uma forma bem diferente da vivida em sala aula. Existem trabalhos com professores, alunos e funcionários da escola, que buscam catalogar, organizar e expandir a coleção. Exposições itinerantes são organizadas para outros colégios e universidades, mostrando que existem diferentes didáticas no processo de ensino-aprendizagem. O andamento desses trabalhos incentivou os alunos da escola a interagem de forma lúdica com a coleção, e foram criados clubes temáticos com os objetos didáticos. Nesse contexto, o objetivo da presente pesquisa foi avaliar o impacto da realização dos clubes temáticos no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, por meio da observação de como interagiam com os materiais. O primeiro clube foi o “do osso”, realizado em março de 2023. Os esqueletos completos (tatu-mirim, sapo, cachorro, cobra d’água, ganso, boi, rato de laboratório e esqueleto humano artificial) foram montados como um “quebra-cabeça” ao longo das semanas. Em abril foi realizado o clube dos amigos das abelhas, em que as espécies Jataí e Iraí foram observadas realizando a polinização das plantas floríferas presentes no jardim da escola. Debateu-se a importância desses insetos para a reprodução das plantas. Em maio foi realizado o clube da biodiversidade, em que os animais conservados em potes com álcool 50° foram estudados com foco nas diferenças anatômicas que possuíam. Em junho foi realizado o clube da geodiversidade, com a observação e diferenciação de minerais, rochas e fósseis. Em julho, iniciou-se o clube das chapinhas, com a identificação da quantidade e a diferenciação das marcas e modelos, sendo utilizadas também, para jogos de dama e campeonatos de “corrida de chapinha”. Em agosto foi a vez do clube das moedas e notas, sendo trabalhada a ideia do valor que o dinheiro tem na sociedade. Os alunos identificavam a data e procedência das notas e tentavam adivinhar quanto teriam de dinheiro com a conversão para o real. Em setembro, avaliou-se no clube das penas, de qual parte do corpo das aves viria a pena, sobre os povos e culturas que usavam as penas como adornos e sobre os tipos de penas mais adequadas para escrever ou desenhar. Em outubro, no clube das peças anatômicas em álcool 50°, os alunos tiveram contato com diferentes órgãos de animais (corações, traqueias, pulmões, rins, fígados, línguas e olhos). Em novembro, ocorreu o clube da química, por meio da elaboração de jogos de tabuleiro com a representação dos elementos químicos da tabela periódica e, em dezembro, realizou-se o clube do microscópio, com a observação em detalhe dos materiais da coleção. No fim, os alunos compartilharam os registros áudio visuais entre si, tornaram-se ativos no processo de ensino-aprendizagem e foram mediadores do saber, a partir do conhecimento empírico que tiveram.
Palavras Chave
Geodiversidade; biodiversidade; materiais histórico-culturais
Área
TEMA 05 - História e difusão das geociências
Autores/Proponentes
Kleberson Silva Trindade, Wellington Francisco Sa Dos Santos , Luiz Henrique de Melo Rosa, Lucas Matheus Oliveira Miranda, Jenifer Castro Da SIlva, Larissa Moraes Dos Santos, Thais Monteiro Moraes, Karla Coutinho Marques , Lucas Passos Alvez Araujo