51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

AQUISIÇÕES MAGNOTELÚRICAS NA PROVINCIA BORBOREMA PARA ELABORAÇÃO DE MODELOS 3D DAS ESTRUTURAS DA REGIÃO

Texto do resumo

O método magnetotelúrico (MT) é uma técnica de exploração geofísica que utiliza a medição das variações naturais dos campos magnéticos (H) e elétricos (E) na superfície da Terra em direções ortogonais, operando no domínio da frequência. Este trabalho utiliza os dados magnotelúricos que foram adquiridos em Campo Grande-RN e disponibilizados pelo Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia – Geotectônica (INCT-Geotec) tem como objetivo o desenvolvimento de modelos geoelétricos 3D que facilitarão a identificação dos grandes lineamentos e outras estruturas que que estão presentes em subsuperfície na região e possibilitar uma integração complementar dos dados geofísicos com as interpretações e dados geológicos.
O desenvolvimento desse projeto se dividiu em 4 partes, sendo: pesquisa bibliográfica, aquisição dos dados, processamentos dos dados e interpretação dos resultados. A pesquisa bibliográfica constituiu-se em encontrar outros projetos que se utilizavam de dados magnotelúricos para investigação de subsuperfície e utilizar as informações disponibilizadas para otimizar o desenvolvimento do trabalho. A aquisição dos dados é uma etapa de extrema importância, pois o local e as condições de instalação das estações de coleta afetam diretamente o resultado, por isso foi utilizada uma central ADU-07e da Metronix e seus componentes para coletar os dados ao longo de 4 perfis de Oeste- Leste com 13 estações de coleta. Cada local de coleta precisa atender aguns requisitos como pouca ou nenhuma vegetação rasteira em um raio de coleta de 50 metros, distancia considerável da rede elétrica da região, as frequências de onda adquiridas em cada estação são divididas em HF (High Frequency) e LF (Low Frequency).
Após a coleta inicia-se o processamento dos dados, que começa na remoção dos ruídos presentes nos dados brutos, esses ruídos são derivados da interferência da rede elétrica brasileira que possui uma frequência de 60Hz, por esse motivo acontecem distorções nos harmônicos dessa mesma frequência nos resultados adquiridos. Ao utilizar o software Mapros é possível visualizar os ruídos através de picos de frequências que ficam evidenciados nos espectros das series temporais de cada estação tanto nas HF quanto nas LF, contudo os ruídos são mais intensos nas ondas HF, para remover os ruídos foi utilizado o código TSMP (Time series manipulation process) juntamente com o filtro fir para realizar cortes nos harmónicos distorcidos de 60Hz minimizando seus efeitos de distorção.
Após a remoção dos ruídos os dados foram colocados em processamento utilizando o tensor de impedância para realizar uma diferenciação em 3 sentidos x, y, z da resistividade em subsuperfície, desse modo possibilitando o desenvolvimento de modelos geoéletricos 3D das estruturas presentes na região. Após isso é realizado uma análise comparativa entre o modelo 3D gerado e os dados geológicos coletados, desse modo possibilitando uma compreensão maior do desenvolvimento geotectónico da região.

Palavras Chave

Magnotelúricas; MODELOS 3D; Borborema; Modelo Geoéletrico

Área

TEMA 15 - Geofísica

Autores/Proponentes

Fernando Aurelio Bergamasco, Fabiano Mota Da Silva