51º Congresso Brasileiro de Geologia

Dados da Submissão


Título

DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO GEOCIENTÍFICO EM COMUNIDADES PERIFÉRICAS

Texto do resumo

Museus com foco em ciências são importantes fontes de conhecimento e permitem que a população tenha acesso a conceitos científicos que muitas vezes seriam restritos aos meios acadêmicos. No entanto, o número de visitas a estes espaços é reduzido, sobretudo por comunidades das periferias. Nestas áreas há uma situação de carência que ultrapassa o acesso à escola e inclui a ausência de condições familiares e financeiras adequadas. Uma alternativa para enfrentar o desafio da divulgação científica e a inclusão social são os museus itinerantes. No contexto de um museu de geologia e paleontologia, é relevante considerar o público-alvo, sobretudo quando formado por crianças, visando uma interação ativa, com experiências dinâmicas e lúdicas. Cada amostra deve ser selecionada de modo a encantar e aproximar o público do meio científico, permitindo-os explorar diferentes tipos de rochas, minerais e fósseis. Levar os espaços itinerantes às escolas permite democratizar conceitos científicos ao aproximar a Ciência do público. A proposta consiste na montagem de conjuntos de amostras das principais rochas, com exemplares de ígneas plutônicas e vulcânicas, sedimentares e metamórficas, minérios e minerais mais comuns, exemplos de fósseis, conchas, corais e outros materiais geológicos, em caixas de plástico ou placa de fibra de média densidade que possam ser facilmente transportadas. O objetivo principal é aproximar a população de conceitos científicos. A construção das caixas e dos materiais de apoio deve ser feito em um processo de interação entre discentes, professores e pedagogos da Educação Básica, para que estejam adequados aos eixos estruturantes da Base Nacional Comum Curricular: conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se. O envolvimento dos alunos na montagem dos materiais permitirá sua aproximação com o método científico e desenvolvimento intelectual, integrado aos Objetivos para Desenvolvimento Sustentável. Os exemplares devem ser selecionados preferencialmente de acordo com o contexto geológico regional de onde as escolas estejam inseridas para facilitar a assimilação dos conceitos, propriedades e aplicações dos materiais. Por ser concebido em pequenas caixas, o Minimuseu Itinerante de Materiais Geológicos poderá ser transportado com facilidade, utilizando carros de passeio ou motocicleta, sem a necessidade de investimentos em veículos adaptados ou estruturas de apoio. Com isso, poderá ser levado a locais de difícil acesso, estigmatizados por um contexto de violência, preconceito e exclusão social. O pequeno porte também possibilita que possa ser replicado ou adaptado para diferentes contextos.

Palavras Chave

museu itinerante; inclusão social; educação básica; Geociências; Divulgação Científica

Área

TEMA 05 - História e difusão das geociências

Autores/Proponentes

Thiago Fernandes Silva, Débora Silvano Moreira, Raphael Martins Coelho, Vitor Salgado Melo, Luis Otávio Rodrigues Saldanha, Giovana Pires Cardoso Gonçalves, Raquel Abood Rodrigues, João Lucas Melo Carneiro, Mateus Batista Lopes Reis, Tiago Amancio Novo, Pedro A S Rosa